Mosquitos e pernilongos podem incomodar bastante quando as temperaturas aumentam. Mas isso não significa que você precise deixar sua casa com cheiro de inseticida para se livrar deles.
Algumas plantas aromáticas são repelentes naturais, ajudam a espantar esses bichinhos inconvenientes e ainda são ótimas para deixar a sua comida ainda mais saborosa.
Plantas repelentes de mosquitos
Ter uma horta em casa pode trazer muitos benefícios, inclusive, ajudar a deixar os pernilongos bem longe. Escolhendo as ervas certas é possível se beneficiar do aroma delas para afastar os mosquitos. Além disso, elas são ótimas para incluir na alimentação.
Veja alguns exemplos de plantas que são repelentes naturais.
Alecrim
Dono de um aroma muito marcante, o alecrim serve também como repelente contra pernilongos. Além disso, ele é ótimo para temperar alimentos.
Batatas assadas ou fritas, por exemplo, ganham um novo sabor ao serem temperadas com a erva.
Manjericão
O manjericão também é uma erva repelente e ótima para incluir nas receitas. Molhos de tomate, pizzas e até saladas podem ganhar algumas folhas de manjericão.
Já para quem quer algo ainda mais intenso, o pesto de manjericão é uma ótima opção.
Alfazema
A alfazema é muito indicada para ajudar a relaxar, mas ela também serve para afastar insetos.
E, apesar de também não ser muito popular na cozinha, ela rende ótimas receitas. Ela vai bem como chá e geleia, além de agregar sabor em bolos, pães e biscoitos.
Tomilho
Outra erva muito aromática e capaz de espantar os mosquitos é o tomilho. As folhas pequenas dessa planta, ainda são ótimas para dar sabor a um molho de tomate ou dar sabor a uma carne ao ser usado junto da gordura para fritá-la.
Erva cidreira
Muito usada para fazer chás com efeito calmante, a erva cidreira também entra na classificação de ervas inseticidas.
Para outros truques, assista aos vídeos de VIX Hacks disponíveis no VIX CINE E TV, nosso serviço de streaming que é 100% gratuito. Assista pelo seu computador ou baixe o aplicativo na App Store e no Google Play. Também é possível assistir à programação em plataformas de TV conectada, como Amazon Fire, Apple TV, Roku e ChromeCast.