Além de serem imprescindíveis para nosso desenvolviment cultural e intelectual, os livros podem ser também imponentes e sofisticados elementos para decorar a casa. Quem não dispensa a praticidade ou a estética da organização das obras literárias pode contar com algumas formas de organização para expor e preservar suas leituras favoritas. Confira algumas dicas para organizar livros.
Ordem alfabética por sobrenome do autor
Uma das formas de organização mais comuns, quase sempre utilizadas em livrarias. Esse critério torna os livros facilmente localizáveism especialmente em caso de obras utilizadas de forma recorrente para consulta, como dicionários e livros de receita. Basta memorizar o sobrenome do autor para encontrar o livro rapidamente.
Ordem alfabética pelo título
A divisão também é prática, especialmente se você tem boa memória em relação aos livros que estão na prateleira, basta lembrar da primeira palavra do título para localizá-lo. O ponto fraco dessa organização é que ela pode separar livros de uma mesma coleção ou alterar a ordem cronológica de séries.
Cor
Embora não seja prática para localizar os livros, é o tipo de organização mais estético para quem tornou os livros elementos importantes de decoração. Para tornar essa divisão ainda mais bonita, você pode adotar como critério a sequência de cores do arco-íris ou em degradê para separar as obras.
Lidos e não lidos
Opção mais prática para quem faz quetão de manter a leitura e dia e controlar a quantidade de livros em “fila de espera” para ser lidos. Para quem conta com uma coleção muito grande, uma dica é guardar ou doar alguns dos livros já lidos para economizar espaço.
Altura
Assim como a divisão por cor, a altura pode ser um critério bastante estético para quem incluiu os livros como peças importantes na decoração.
Leia também:
Como limpar livros
O efeito das prateleiras de livros
S alas decoradas: aparadores, nichos e prateleiras