A revista feminina norte-americana Real Simple fez um a coletânea com alguns dos deslizes mais comuns na hora de lavar a roupa. Você sabia que abotoar camisas e casacos antes de ir à máquina, pode laciar os botões? Separamos especialmente pra você 8 erros que deixam sua roupa com cara de velha logo nas primeiras lavagens:
Leia também:
Qual é o ciclo ideal da máquina de lavar para cada roupa e tipo de sujeira
Roupa manchou na máquina: elimine marcas com vinagre, açúcar ou louro
Como lavar ursinho de pelucia na máquina sem danificá-lo
Erros ao lavar roupa
Erro 1: Esfregar muito vigorosamente
Isso pode deixar a mancha pior e, possivelmente, desgastar o tecido. Em vez disso, seja gentil e metódica. Trate manchas o mais rápido possível e deixe o tecido de molho, em vez de esfregar tanto deixando a peça desbotada e puída em poucos minutos.
Erro 2: Usar muito detergente
Toda espuma em excesso pode ficar acumulada em alguns pontos das roupas. O aspecto não só dá impressão de manchado, como também pode expor o acúmulo de sujeira que não foi enxaguado devidamente. O remédio: use apenas metade da quantidade de detergente colocaria normalmente, e vá aumentando gradualmente essa quantia, caso as roupas não saiam tão limpas como gostaria.
Erro 3: Usar produtos do jeito errado
Não coloque o sabão diretamente na roupa. Acredite ou não, há um roteiro certo até para encher a máquina de lavar roupa. A Real Simple diz que, para melhor distribuição do detergente e ter roupas realmente limpas, primeiro coloque a roupa, em seguida, adicione a água, e, por último adicione o sabão. No entanto, se você for usar água sanitária, adicione a água primeiro com alvejante, depois as roupas e, em seguida sabão.
Erro 4: Não ler as recomendações da etiqueta
Sugestões simples como “lavar roupas claras e escuras separadamente” são recorrentemente desprezadas. No entanto, você sabe como “lavar a seco”? A maioria dos itens que diz “dry-clean” pode ser lavada à mão para secar ao ar livre. Isso inclui fibras naturais, como o linho e a maioria das sedas. Couro, camurça e peças estruturadas, como blazers, não.
Erro 5: Deixar zíperes abertos
Dentes de zíperes de metal podem prender roupa delicada, e até danificar portas e tambores de de lavadoras. Certifique-se de que eles estão fechados. E, para proteger peças de roupa delicadas, como lingeries, invista em sacos especiais de separação ou use uma fronha antiga.
Erro 6: Abotoar camisas e casacos
Esta parece ser uma boa ideia, mas pode forçar todos os botões e botoeiras, causando à roupa um desgaste prematuro. Lembre-se sempre de desabotoar todas as casas antes de colocar a peça na máquina de lavar, ou antes mesmo de dispensá-la no cesto.
Erro 7: Abusar de alvejante
Pense duas vezes antes se você realmente precisa da água sanitária para se livrar de manchas, como as de sangue e suor. Uma opção natural e que desgasta menos os tecidos, já que o cloro é corrosivo, é colocar meias e camisetas brancas em uma grande panela de água com algumas rodelas de limão e deixar ferver por alguns minutos.
Erro 8: Não limpar o filtro da máquina
Esvazie o filtro de tecido após cada ciclo, porque o acúmulo de fiapos pode obstruir o duto causando danos à máquina e aspecto sujo às roupas. Também é importante realmente limpar o filtro com detergente e cloro, pelo menos, uma vez ao ano.