Arquitetura na pediatria

Uma das áreas da saúde em que é imprescindível dar atenção ao ambiente é a pediatria. Na maioria dos casos, são as mulheres que acompanham as crianças nos tratamentos, consultas e, principalmente, em casos de internação. Sempre atentas ao ambiente, as mulheres são sensíveis às condições de acomodação. Em geral, dão atenção aos detalhes e observam não apenas o aspecto funcional, mas também estético. Por isso, clínicas e hospitais voltados para o público infantil devem prever que terão que acomodar as acompanhantes das crianças – em geral, bastante exigentes em relação ao espaço físico. Isso é vital para a recuperação das crianças, que são estimuladas e sentem-se mais seguras na companhia de seus parentes próximos.

Elementos lúdicos são fundamentais nos espaços pediátricos, e se não foram inseridos dentro do projeto, é possível improvisar incrementando os locais com brinquedos, enfeites temáticos, aproximando as crianças dos motivos infantis com os quais estão acostumadas a conviver

Quem acompanha uma criança internada em hospital para tratamento deve observar se a instituição de saúde está atualizada com o que se pratica na pediatria moderna em termos de estrutura. Elementos lúdicos são fundamentais nos espaços pediátricos, e se não foram inseridos dentro do projeto, é possível improvisar incrementando os locais com brinquedos, enfeites temáticos, aproximando as crianças dos motivos infantis com os quais estão acostumadas a conviver. Assim, sentirão menos a mudança do ambiente cotidiano para o de tratamento.

Crianças que estão sendo tratadas dentro de casa – por causa de uma gripe forte, ou para se recuperarem de pequenos acidentes resultados de peraltice – também podem ter suas atividades de lazer mais próximas, o que deverá colaborar com o seu restabelecimento. Havendo espaço físico adequado, pode-se criar cenas de entretenimento, com jogos e brinquedos, encontros sociais cuidadosamente planejados, vivência com animais de estimação, e até mesmo receber a visita de atores para pequenos espetáculos encomendados, a exemplo do que fazem os Doutores da Alegria nos hospitais infantis.

As instalações são fator importante para alívio do estresse das mães que têm que enfrentar um tratamento de saúde intensivo de seus filhos. Muitas vezes, trazer equipamentos para dentro de casa pode ser uma forma de aproximar a criança da família, colaborando com o bem estar geral. Se no quarto não há espaço, às vezes reservar parte de uma sala pode ser uma alternativa interessante, o que inclusive facilitará as visitas ao pequeno paciente.

Criar um ambiente adaptado ao universo infantil é importante para que um tratamento seja percebido não como uma situação de trauma, mas como um processo transitório, uma demanda adicional de cuidado e carinho maternal.