Casa quente no inverno

Para quem pode investir um pouco mais, a compra de torneiras elétricas nos banheiros e na cozinha previne do frio na hora de lavar as mãos ou a louça. Um super investimento fica por conta das lareiras, que agora são ecologicamente corretas, a base de alcool. “A pessoa que opta por esse modelo de lareira não precisa se preocupar em modificar a estrutura do ambiente, já que não há necessidade de instalação de chaminés ou dutos”, explica a arquiteta Nanci Fleury. Além da praticidade, as novs lareiras não ressecam o ar e não produzem cheiro ou fumaça.

A decoração também pode ser complementada com papel de parede, que oferece mais conforto térmico, como ensina Marcelo, e cortinas e persianas também podem ser colocadas em busca de uma casa mais quente, sempre tendo cuidado com os tecidos escolhidos e com a lavagem, para evitar doenças respiratórias.

A iluminação, além de dar um clima romântico, também mantém o ambiente mais aquecido. A utilização de luzes “quentes”, as mais amarelas, promovem essa sensação. Invista nas lâmpadas em abajures e luminárias, além das velas aromáticas, que iluminam e aquecem o cômodo – e a relação, por que não?

Nos sofás e poltronas, vale também investir em mantas para decorar, que podem ser usadas na hora de assistir televisão, por exemplo. Para se acomodar, uma dica também são as almofadas com capas de lã, tricô ou peles sintéticas, que também ajudam a dar conforto.