Como escolher e limpar camarão

Camarão é uma delícia e pode incrementar uma série de receitas, contudo o chef do restaurante Camarão na Moranga, Saulo Santana, alerta que é preciso tomar cuidado com a conservação e manuseio do ingrediente. Veja as dicas do chef para não errar na hora de escolher, armazenar e limpar o camarão.

Leia também

Receita light: salada de quinoa com camarão

Aprenda a fazer um prato típico espanhol: camarão ao alho

Camarão incrementa receita de panqueca de mandioca

Como comprar camarão

Fique atento à casca e a cabeça do camarão, elas devem estar firmes e junto ao corpo. Cheiro suave e casca brilhante são outros indícios de que o produto está fresco. Por isso, se o rabo e a cabeça estiverem escuros o alimento pode não ter sido bem conservado. Outra dica para não errar na hora de escolher é prestar atenção na cor, que pode ser rosada ou cinza, de acordo com a espécie. Segundo o chef, os camarões que vêm do mar são mais saborosos do que os de água doce.

Dois dias é o tempo de conservação de um camarão fresco na geladeira
Crédito: Shutersstock

Como armazenar

O tempo de conservação do camarão fresco é de, no máximo, dois dias na geladeira e um mês se congelado. Caso já tenha sido comprado congelado, ele pode permanecer no freezer por cerca de um ano. A dica de Saulo para não perder a cor e o sabor na hora de descongelar, é não tentar acelerar o processo. Na véspera do preparo, tire o camarão de dentro do freezer e coloque na geladeira para que o descongelamento seja lento.

Como limpar o camarão

Os camarões médios e grandes precisam ser limpos. Utilize uma faca para retirar a cabeça, a casca e o rabo. Para retirar a linha escura, localizada no dorso do crustáceo, é indicado fazer um pequeno corte e puxar com a ajuda de um palito de dente.

Quer aprender uma receita com camarão? Assista ao vídeo e aprenda a fazer um delicioso bobó.