Como fazer cartões artesanais

Ao aprender como fazer cartões artesanais poderá dar um ar muito especial à este artigo de papelaria. É certo que existe mil um modelos no comércio, mas não importa quão bonito, quão extravagante, ou até mesmo quão inteligente seja seu designe, nada consegue superar um que é feito à mão.

E não é preciso ser um grande artista para criar um cartão memorável, o simples fato de estar a fazê-lo, já o torna único.

Materiais:

  • Cartolina em branco
  • Papel com estampa à sua escolha (um pedaço que meça 9 x 12 cm por cartão)
  • Régua
  • Lápis
  • Cola para papel
  • Estilete
  • Uma tira de elástico, colorida, ou não
  • Agulha
  • Linha
  • Objetos para decorar (glitter, rosinhas, botões, ou peças à sua escolha)

Passo-a-passo

Meça as dimensões na cartolina em branco, dobre-ao ao meio. Em seguida, coloque sob um objeto bem pesado, para marcar bem o vinco (se não quiser usar a cartolina, há vários tipo de papel que poderá escolher, até mesmo trabalhados, ou coloridos).

Faça a medição no papel estampado subtraindo meio centímetro, considerando somente a parte da frente do cartão.

Passe a cola por toda a parte de trás do papel estampado, e cole-o na cartolina branca, deixando uma margem de 2 centímetros à mais na extremidade do lado esquerdo. Espere secar.

Enquanto aguarda, meça a tira elástica, em tamanho suficiente para dar uma volta completa no sentido vertical do cartão.

Se não conseguir encontrar uma tira elástica de cor compatível com o papel estampado, compre os centímetros necessários de elástico simples, do mais largo. Compre um corante na cor desejada, dilua-o, e coloque o elástico para ferver na água do corante.

Cumprida esta etapa, costure pelo lado avesso, unindo as duas extremidades do elástico.

No lado esquerdo do cartão, cole 3 rosas artificiais, e uma miçanga no centro de cada uma. Envolva o cartão com o elástico, e estará pronto! Em vez das rosinhas poderá fazer uma faixa com glitter – basta cobrir a área com cola e jogar o glitter por cima, e soprar em seguida para retirar o excesso. Vale citar que a fita de elástico pode ser substituída por uma fita decorativa.

Ou use botões coloridos, ou até mesmo conchas. Vai do seu gosto, e principalmente da finalidade do cartão.

Para personalizar o envelope, cole um dos detalhes do cartão. Uma rosinha artificial num dos cantos, por exemplo…

Abaixo seguem imagens que poderá imprimir para decorar o seu cartão, só não esqueça de usar papel especial para fotografia quando for imprimir.