Como fazer Flores Kazanshi (japonesas)

Ao aprender como fazer Flores Kanzashi, as japonesas, poderá inovar na confecção de arranjos para cabelos.

É um estilo muito usado pelas gueixas, e também pelas noivas. Mas essa arte vem se popularizando no Brasil, e essas flores muito pequenas, já ganham espaço na decoração de váios objetos.

Sua beleza e delicadeza dão um toque refinado em caixas, pulseiras, e até nas bolsas.

Materiais:

Tecido
Agulha de costura
Linha
Alfinetes
Tesoura
Botões

Passo-a-passo:

Comece cortando o tecido em pedaços todos iguais com a medida de 3 x 2 centímetros (poderá fazer no tamanho que queira, desde que siga as proporções da medida). Faça a quantidade de peças equivalente à quantidade de pétalas.

Cada flor kazanshi costuma ter cinco pétalas, portanto, se quiser fazer dez flores, terá que produzir material suficiente para 25 pétalas. Ressalvando que cada flor pode ter a quantia de pétalas que quiser.

Na sequência, dobre-os em forma triangular, e depois em forma de triângulo outra vez. Dobre as as bordas do triângulo (foto abaixo) para dar o formato ao que será o centro, ou a parte curva da pétala.

Prenda com um alfinete. Retire o alfinete, e pressione essa parte dobrada contra a superfície onde esteja trabalhando para que não desmanche. Repita no outro lado.

Prenda novamente com alfinete, e alinhave perto da ponta que fica no tecido (deixe linha sobrando para encaixar todas as pétalas). Prenda entre os dedos, e corte essa pontinha. Repita o processo em todas os pedaços.

Vá juntando as pétalas no mesmo alinhavo, criando uma cadeia. Puxe o fio do alinhavo, ajeite o centro, ou o formato das pétalas, e faça o arremate.

Cubra o centro com um botão, com pérolas, ou com qualquer material que considere mais bonito para aplicar.