Para ganhar praticidade na cozinha, e estimular o consumo de folhas por todos da família (nos lanches e cafés da manhã também, por que não?), a dica é manter as folhas de alface sempre limpas e prontas para o consumo na geladeira. Mas, como fazê-las durar? O segredo é armazená-las o mais seco possível. A água acumulada nas folhas, ao contrário do efeito que o feirante consegue com a hidratação ao ar livre, tende a “queimar” fazendo as folhas derreterem em poucas horas sob o sistema de refrigeração.
Leia também:
Alface: como comprar, conservar e consumir
Como guardar alface lavada?
Após lavar adequadamente todas as verduras folhosas, você deve enxugá-las. Uma opção é centrifugar (existem utensílios específicos para essa tarefa) ou então, você pode secá-las com papel toalha.
Faça o procedimento uma a uma antes de acondicioná-las numa vasilha plástica. Alguns fabricantes já produzem versões de potes para gaveta de geladeira que vêm com escorredores acoplados. Mas o ideal é que as folhas estejam livres de água antes de entrarem na geladeira. E, se possível nunca sejam armazenadas com água.
Para evitar qualquer acúmulo ou resíduo de umidade, coloque uma folha de papel-toalha no fundo da vasilha e também intercalando o papel absorvente por entre as camadas das folhas do vegetal. Coloque uma última folha de papel-toalha antes da tampa, para que não fique em contato com as verduras. Guarde sempre na gaveta mais baixa da geladeira. O cuidado pode prolongar a vida da alface para o consumo por até 5 dias.