Como limpar camurça, veludo e cobertores

por | jun 30, 2016 | Casa

As roupas de inverno precisam de certos cuidados especiais ao serem lavadas. Os tecidos costumam ser mais pesados e também mais frágeis do que os de outras roupas e, por isso, estragam com facilidade. Se não bastasse, os vestidos de veludo e cobertores passam meses a fio esquecidos no guarda-roupa e acabam ficando com cheiro de mofo e manchas de bolor.

Leia também:

10 erros na hora de lavar as roupas

Aprenda a limpar peças de couro

Você sabe conservar bolsas e sapatos?

Cada tem uma forma diferente de ser lavado e guardado. Respeitando estas particularidades, você garante roupas bonitas e livres de odores por muitos invernos. As dicas são do presidente do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo), José Carlos Larocca.

Dicas para lavar roupas de inverno

Limpar veludo

É possível lavar o veludo do tipo cotelê normalmente, seja na mão, seja na máquina de lavar com sabão em pó. As peças devem secar naturalmente, pois o calor das secadoras pode provocar encolhimento.

Na hora de passar, o ferro deve estar na temperatura de algodão e de preferencia protegido por uma sapata. Já o veludo alemão deve ser lavado a seco.

Como limpar camurça 

A camurça também deve ser lavada a seco para evitar qualquer dano. Mas, se for uma mancha pequena, uma escovinha com água provavelmente resolverá. O maior cuidado que se deve ter com esta peça é o armazenamento: jamais a guarde úmida ou em locais propensos à umidade, pois isso favorece a proliferação de fungos que viram mofo e acabam estragando o tecido.

Soft e flanela 

Tecidos de flanela podem ser lavados normalmente na máquina de lavar, mas, por encolherem com facilidade, é melhor não coloca-los na secadora. Ao passar, utilize a temperatura de algodão.

Como lavar edredons e cobertores 

O peso dos edredons e cobertores pode estragar a máquina de lavar, além de não ficarem bem limpos. Por isso, o ideal é lava-los em lavanderias a cada três meses pelo menos. As peças devem ser sempre guardadas limpas para não desenvolverem manchas de mofo e oxidação e não atraírem traças e ácaros.