Como manter a casa organizada nas férias

por | jun 30, 2016 | Casa

Para quem tem filho, o período das férias escolares é quando a casa fica mais bagunçada. Com as crianças em casa o tempo todo e com muito tempo ocioso, todos os jogos e brinquedos são tirados do armário e espalhados pelo quarto, sala, cozinha e por aí vai.

Leia também:

Como organizar a casa: 14 dicas de especialista

Personal organizer dá dicas para manter o banheiro sempre arrumado

Aos 3 anos, filho já pode ajudar a arrumar bagunça

“Com os filhos de férias, temos muito mais trabalho para manter a organização da casa. Todos os dias eles recebem a visita de algum amiguinho e passam a tarde toda pulando, correndo e brincando”, diz a personal organizer Ingrid Lisboa. “Se não desencanarmos um pouco da organização, enlouquecemos antes de as férias acabarem”, brinca.

Segundo ela, é preciso aceitar que, neste período, a bagunça será maior e procurar não se estressar com essa situação. Por outro lado, a casa não pode ficar uma zona durante os 30 dias de férias. Por isso, a personal organizer desenvolveu três regras simples a serem seguidas neste período para evitar que a desorganização se perpetue ou fique fora do controle, mas sem enlouquecer:

1. Estabeleça limites para a bagunça. “Tudo bem se os meninos querem tirar três jogos da caixa ao mesmo tempo. No entanto, avise a eles que tudo deve ficar apenas dentro do quarto para não tomar conta da casa toda. Sem negociação”, ensina.

Não deixe que a bagunça invada a sala (Shutterstock)

2. Deixe de lado a perfeição. “Com crianças em férias, manter a ordem mediana dos brinquedos vale muito mais do que tentar manter a mesma organização de sempre em casa”, afirma.

3. Aproveite que seu filho está com bastante tempo livre e comece um grande processo de descarte do que não é mais usado. As férias são o melhor período para fazer isso. “Chame seu filho para ajudar e, juntos, separem tudo o que ele não usa mais e pode doar para outras crianças, como brinquedos, sapatos, roupas e itens pessoas como copos, pratinhos e outros acessórios”, recomenda Ingrid.