Em feriados, muitas pessoas que vão viajar preferem fazer supermercado antes de pegar a estrada para evitar os preços muitas vezes abusivos dos destinos turísticos. Porém, para fazer isso, é preciso tomar certos cuidados para que a comida não estrague no trajeto.
Leia também:
Como congelar: carne, frango e peixe
Como conservar a carne para durar mais
Como temperar carne para ficar macia e saborosa
Segundo o chef Henrique Silva Campos, da CampCarne, as carnes para o churrasco necessitam de atenção redobrada, já que o consumo impróprio é muito perigoso para a saúde da família. Veja as principais dicas:

Se a carne já estiver cozida e for ser consumida dentro de 24 horas, não é necessário congelá-la. “Os temperos utilizados na preparação têm propriedades para brecar a proliferação de micro-organismos”, afirma Henrique. Armazene as peças em potes fechados ou embale-as e coloque-as dentro de uma caixa de isopor. Encha o recipiente com gelo e feche bem. Vale ressaltar que esse gelo não poderá ser reutilizado depois, já que o suco da carne pode contaminá-lo.

Caso você tenha comprado a carne embalada à vácuo, o mais indicado é transportá-la desta forma mesmo. Deixe para abrir e temperar somente no momento do preparo.

Se quiser transportar a carne congelada, separe em pequenas porções e congele separadamente. Armazene em um isopor para a viagem. Não é necessário incluir gelo.

Para quem estiver transportando também leite, derivados e outros alimentos perecíveis, a orientação é mantê-los longe das carnes para evitar contaminação cruzada.

Assim que chegar ao seu destino, leve a carne congelada ao congelador. As peças que forem ser consumidas dentro de 24 horas devem ser alocadas na geladeira.
