Bastante popular nos dias de hoje, a raça Pug destaca uma série de características e particularidades especiais que fazem com que todos sejam cativados. Seu porte pequeno, seu corpo troncudo e a sua cara de emburrado formam a mistura perfeita para quem gosta de cães mais exóticos, chamando a atenção e ganhando o amor de pessoas das mais variadas personalidades e estilos.
Leia também:
Border Collie: o cachorro mais inteligente que existe
Como limpar orelha de cachorro e gato
Pug, o cãozinho predileto
Também conhecido como Carlito, Doguilho ou Mops, o Pug é um cachorro originário da China e bastante antigo, sendo citado como um membro da realeza em documentos datados do século II A.C. – que também revelam o sucesso que a raça já fazia desde esta época, tendo, inclusive, servos próprios para realizar seus desejos e garantir o seu bem-estar.
Até hoje não se sabe ao certo de qual mistura surgiu esta raça tão querida, no entanto, especula-se que ela seria fruto do cruzamento entre o Pequinês e cães Mastins ou Spaniel Japoneses. Reconhecida oficialmente em 1883 pelo Kennel Club Inglês, a raça é dona de um temperamento tranqüilo, brincalhão e carinhoso – se dando especialmente bem no convívio com crianças. Tendo o apego ao dono como uma de suas características mais marcantes, o Pug é corajoso e destemido na hora de defender seu proprietário de qualquer perigo – embora o seu pequeno tamanho não garanta um grande poder de ataque. No quesito socialização, a raça também ganha pontos, já que pode conviver facilmente com outras pessoas e animais.
Embora seja uma raça conhecida pelas suas qualidades, também há alguns fatores que merecem atenção e cuidado no convívio com os Pugs, que são cães braquicefálicos (de focinho curto) e podem desenvolver problemas respiratórios com mais facilidade que outras raças. Além disso, os Pugs não costumam tolerar bem o calor ou atividades excessivas, e a sua alimentação deve ser controlada, já que a raça tende a comer sem parar enquanto houver comida na tigela. Querida por muitos, também passou a cair no gosto de celebridades das mais variadas origens e personalidades, sendo o bichinho de estimação de personalidades brasileiras como os apresentadores Rafinha Bastos, Xuxa e Eliana, além da atriz Grazi Massafera e – tendo sido, ainda, o pet escolhido por nomes já finados, como o grande escritor Jorge Amado e o estilista Clodovil.
Internacionalmente, o Pug também faz sucesso e é o bichinho de estimação escolhido por grandes nomes do cinema e da moda norte-americanos, incluindo as atrizes Jessica Alba e Tory Spelling, a socialite Paris Hilton, a apresentadora Kelly Osbourne, o ator Gerard Butler e até o estilista Valentino Garavani – que costuma levar seus cinco cães Pug por onde quer que vá; inclusive nas suas viagens de jatinho pelo mundo.
Acesse o link e saiba tudo sobre a raça Pug no Guia de Raças de Cães.
Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato .