Conservação de alimentos: truques espertos para fazer 7 comidas durarem mais

Certos alimentos frescos tendem a estragar muito rapidamente, mesmo quando armazenados no refrigerador. É o caso dos ovos, alho e cebola cortados, alface e outros. Na verdade, manter a comida fora da geladeira é muitas vezes a melhor maneira de conservá-la por mais tempo: basta usar o método correto.

Leia também:
Como conservar os alimentos sem perder seus nutrientes
Como conservar a carne para durar mais
Como conservar frutas e verduras por mais tempo no verão

Abaixo, confira truques espertos para armazenar 7 alimentos que os farão durar por muito mais tempo, evitando o desperdício alimentar, economizando seu dinheiro e otimizando sua culinária.

Ovos – antes de guardá-los na geladeira, esfregue um pouco de óleo vegetal nas cascas. Isso os manterá frescos por três a quatro semanas a mais.

Alho e cebola – guarde-os em sacos de papel furados. Eles continuarão bons para consumo por pelo menos dois meses sem mofar.

Abacate cortado – armazene-o na geladeira, dentro de um recipiente junto com uma cebola cortada. O enxofre da cebola evita que a fruta escureça. Outra solução é espirrar um pouco de vinagre de maçã sobre o abacate.

Batatas – guarde-as junto com maçãs. O gás etileno presente na fruta evita a germinação da batata.

Salsão – enrole-o em papel alumínio. A verdura se manterá fresca por até um mês. Funciona para o brócolis também.

Bananas – envolva os talos em papel filme ou saco plástico. As frutas durarão por 3 a 5 dias a mais do que o normal.

Alface – antes de armazenar a verdura na geladeira, coloque-a em um saco de papel. Além disso, não descarte as folhas mais superficiais, mesmo se estiverem sujas ou com a aparência ruim: elas ajudam a manter o resto do pé fresco.