Cores de parede: como escolher e dar personalidade ao ambiente

As cores das paredes de uma casa dizem muito sobre a personalidade de seus donos. Ao dar tom aos ambientes, elas provocam os sentidos e influenciam o humor, por isso, é importante ter bastante atenção na hora de escolher as quais tonalidades vão fazer parte da rotina da família.

Leia também

Você sabe comprar carne?

Dicas para deixar o cão sozinho por longos períodos

Receita de pão doce de canela

Para que os ambientes estejam sempre harmônicos e aconchegantes, a designer Mariana Siriani, da MyDecor, aponta cinco regras básicas.

Cores de tintas para paredes

Tons pastel

Tons pastel e neutros fundamentais para uma boa decoração. Branco, bege e as variações de cinza e marrom, são ótimas cores bases, pois convivem bem com tonalidades mais intensas. Além disso, dão a sensação de ampliar o ambiente e trazem sofisticação e elegância.Para criar um ambiente luxuoso, combine os tons pasteis e neutros com materiais como vidro, espelho e cristais.

Cores frias

Já as cores frias, como o lilás e o azul deixam o ambiente mais tranquilo e não deixam o visual cansativo. Misturá-las com cores mais urbanas, como o cinza chumbo, dá origem a espaços modernos, descontraídos e cheios de personalidade.

Cores quentes

As cores quentes, como vermelho e laranja, tornam o ambiente acolhedor e aquecido, proporcionando aconchego e harmonia. “Uma grande característica das tonalidades quentes é a agitação que elas trazem, portanto são ótimas para ambientes de confraternização, como salas e cozinhas”, diz Mariana. Como são marcantes, devem ser utilizadas sem exagero e com cautela, de preferência em pequenos toques ou destaques decorativos.

Tons vibrantes

Tonalidades vibrantes, como o azul turquesa, dão um toque descontraído aos ambientes. Combinadas com madeira e cores neutras causam grande impacto visual. Aparecem com mais frequência em poltronas,tapetes ou almofadas.

Confira nesta galeria algumas ideias de decoração para se inspirar.

Cores neutras conferem sofisticação ao ambiente.

Nesta sala, o colorido fica por conta das peças de decoração.

A cor vibrante da parede de fundo contrasta com os tom neutro das demais, conferindo um ar moderno e impactante.

Cores quente, como o vermelho, ficam ótimas nos detalhes, mas também podem surgir no plano principal.

A parede rosa também contrasta com o aspecto clean do resto da sala.

O azul é aconchegando, ideal para quartos.

Inclusive em tons mais escuros puxados para o roxo.

O tom neutro do parede ganha vida com os móveis coloridos.

Chega de básico! Aqui a decoração é vibrante e viva.