Dicas para decoração da sala de jantar

por | jun 30, 2016 | Casa

sala de jantar é um dos principais ambientes da casa, especialmente para quem gosta de promover almoços em família ou receber amigos. Por isso a funcionalidade e o conforto devem estar presentes na  decoração do espaço.

Leia também:

Decore sua casa através das cores do Feng Shui

Transforme a casa e amplie cômodos combinando cores certas nas paredes

Acessórios de decoração completam o ambiente. Veja dicas para usar

“A sala de jantar deve necessariamente refletir o ritmo de vida dos moradores. Por exemplo, é importante saber se a pessoa gosta de receber ou não, se costuma servir a comida em pratos ou travessas, qual o tamanho da família, as refeições que costumam fazer naquele local, etc”, afirma a arquiteta Andréa Parreira.

Ela diz que costuma pensar a  decoração da casa como um todo, desenvolvendo uma unidade entre os cômodos, mas mantendo as particularidades de cada um deles. Em seus projetos, ela sempre analisa o perfil e o estilo de vida de cada cliente antes de iniciar a decoração mais adequada.

“Mesas redondas otimizam o espaço de ambientes menores, porque agregam as pessoas, formando um conjunto mais íntimo. Em alguns casos, o ideal é, ao invés de cadeiras, usarmos poltronas, por exemplo. O formato da mesa também varia de acordo com o perfil e o espaço”, conta.

Móveis para sala de jantar

tamanho da sala também é um fator que influencia na hora da decoração, já que algumas comportam mais móveis, enquanto outras pedem soluções mais compactas. “Os móveis básicos seriam mesmo as mesas e as cadeiras, que podem seguir estilos variados dentro de um mesmo jogo”, sugere. Os materiais utilizados na decoração também são importantes na hora de compor o ambiente. “Em geral recomendo madeira, vidro, aço inox, mármore e couro, que são materiais que conversam bem entre si, além de serem versáteis e funcionarem bem com outros acessórios”.

Para complementar a decoração, a dica da arquiteta é apostar em vasos e em espelhos, que dão uma sensação de amplitude maior ao ambiente.

Veja mais algumas dicas de decoração: