Dicas para decorar o quarto

por | jun 30, 2016 | Casa

As cores e a iluminação escolhidas para decorar o quarto ajudam a criar um ambiente confortável e aconchegante, que convida ao descanso e ao relaxamento. “A sensação de aconchego é muito relativa, pois existem pessoas que se sentem à vontade em quartos com paredes escuras em cores como preto ou cinza. Mas o básico do aconchego na decoração é utilizar cores mornas e luz indireta”, explica A designer de interiores Bárbara Marques Jonsson, da Rio Interior Design.

Leia também:

Verde esmeralda é tendência na decoração

Como escolher abajur para casa

Acessórios de decoração completam o ambiente

Segundo a designer, as cores podem atrapalhar ou colaborar para a qualidade do sono. Tons de azul trazem paz e serenidade, enquanto as cores que remetem à natureza, como tonalidades de verde transmitem conforto. Para uma decoração sofisticada, ela recomenda o uso de tons de terra, como argila, areia, marrom e off-white, no lugar do branco. “O branco é a ausência de cor e remete a muita limpeza, a hospital e não combina com aconchego. Quando se trata de um ambiente intimista como o quarto, um toque de cor é necessário e, se a preferência é por tons claros, vale apostar no off-white”, afirma. 

Acessórios para decorar o quarto

É possível fazer uma decoração gastando pouco. Basta utilizar alguns acessórios como almofadas, livros e espelhos, que vão deixar o espaço ainda mais bonito, charmoso e acolhedor. Outra dica da designer é colocar livros de leitura sobre a mesinha de cabeceira, formando uma pilha e, nessa pilha, colocar um porta retrato ou até mesmo um abajur.

Já para a iluminação, ela diz que a luz indireta com lâmpadas de até 3000 K são as ideais. “A cor amarelada e suave estimula o sono”.

Veja mais dicas para decorar gastando pouco:

–>