Dicas para evitar cheiro de mofo das roupas

por | jun 30, 2016 | Casa

Durante o ano, ficam estocadas no guarda-roupa todas aquelas roupas de lã, veludo, camurça, couro, além de cobertores, mantar e edredons. Com a chegada dos dias frios, todas estas peças vêm abaixo e muitas delas aparecem manchadas ou com  cheiro de mofo.

Leia também:

Como eliminar marcas de ferrugem, molhos, vinho, chocolate e outras

Aprenda a limpar manchas de óleo e tinta das roupas

Como tirar mancha de desodorante

O tempo, a umidade e a poeira fazem com que as roupas adquiram odores indesejáveis e que são os principais responsáveis pelas alergias respiratórias em adultos e crianças. Para preservar a sua saúde e a de suas roupas, o presidente do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo) José Carlos Larocca dá algumas dicas infalíveis.

Como evitar cheiro de bolor

– Retire as roupas do armário de tempos em tempos e coloque-as em um ambiente fresco e arejado.

– Deixe as portas do guarda-roupa abertas nos dias mais quentes e secos para que as peças possam respirar e arejas

– Tenha sempre potes antimofo à mão, pois eles contêm partículas que absorvem a umidade do guarda-roupa e impedem a formação e proliferação de fungos.

– Se a roupa já estiver com cheiro, faça a limpeza mais adequada ao tipo de tecido.

– No mercado, é possível encontrar alguns produtos, como amaciantes, que prometem prevenir o mofo, mas que, na verdade, só agem como paliativos. Nada dispensa a correta lavagem e secagem das peças.

– Bichos de pelúcia edredons e cobertores são muito grandes para serem lavados em casa. Além de poderem estragar a máquina, eles não ficam bem limpos. O ideal é procurar uma lavanderia especializada.

Aprenda a fazer porta-trecos de vinil e inove na decoração da sua casa!