Dicas para transformar a casa gastando pouco

Mudar a decoração da casa não precisa ser sinônimo de gastar muito dinheiro. Para deixar os cômodos e a fachada com cara de novos, é preciso apenas um pouco de criatividade e disposição. As arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miura Miyawaki, da EFTM Arquitetura, deram dicas para deixar a sua casa ainda mais bonita e aconchegante.

Leia também:

Especialista dá dicas para economizar e enxugar a conta de luz

Decore sua casa através das cores do Feng Shui

Transforme o ambiente renovando a pintura da casa sozinha

Pintar a parte externa da casa é um dos primeiros passos para mudar os ares da casa. “Se a intenção é mudar sua aparência, escolha uma cor mais atual como tons de cinza e nude, se quiser manter a discrição, ou tons de verde, marrons, e até vermelhos, se quiser ousar. Lembre-se apenas de escolher bem a cor e testar em um pedaço da parede antes de aplicar em tudo. Depois de pintar a casa inteira de uma tonalidade escura, dá muito trabalho voltar ao branco”, explicam as arquitetas.

Colocar molduras de EPS (isopor) nas janelas também ajuda a valorizar a fachada das casas. “Essas molduras trazem requinte e modernidade e são indicadas para casas que não possuem acabamento nas aberturas. Plantas e materiais de revestimentos, como pedras naturais, tijolinhos à vista e madeira, com moderação, valorizam o imóvel”, afirmam as arquitetas.

Almofadas coloridas e tapetes modernos dão outra cara ao ambiente. Coloque um vaso na mesinha da sala e mantenha-o sempre cheio de flores. Sua casa mais ficar mais alegre.

Papeis de parede, adesivos e espelhos são alternativas baratas que transformam radicalmente o ambiente. Experimente forrar uma parede do quarto com um papel bonito e coloque um espelho grande. A mudança é enorme! Adesivos com frases e flores deixam o ambiente mais descontraído e divertido.

Quanto aos estofados, as arquitetas sugerem a troca do tecido. “Escolha uma estampa e cores que combinem com o restante da decoração de sua casa. Nas cômodas e nos armários a troca dos puxadores é simples e dá outro aspecto ao móvel como um todo”, acrescenta Erika Fukunishi.

Sabe aquele móvel que já foi lindo um dia, mas está desgastado? Uma restauração pode recuperá-lo! “Móveis de madeira podem ser renovados quando realçamos sua cor natural, se forem de madeira maciça, ou por meio de uma reforma alterando suas cores e texturas. Se o móvel não for estilo clássico, pode-se ainda revesti-lo com laminado e laca”, ensina Thalita Miura Miyawaki.