“Mãe! Tô com dor de barriga!”; “Amor, tô cheio de dor de cabeça…”; “Mãe, me arranhei!”; “Amor, tô com uma azia…” Se você é mãe ou esposa, já deve ter ouvido essas queixas algumas milhares de vezes – e, claro, deve ter cuidado para que todas elas acabassem logo. Afinal, quase sempre, são as mulheres que assumem o comando da recuperação dos membros da família, se tornando verdadeiras dublês de enfermeiras.
A publicitária Karina Veloso confessa: é um misto de farmacêutica, médica, mãe e esposa. Qualquer caso de espirro, contusão ou dor de cabeça por parte dos três filhos ou do marido vem parar sob seus cuidados. “Às vezes, estou no trabalho, e as crianças ligam reclamando de dor no pé, mancha roxa, pontada não sei onde… Meu marido a mesma coisa, vem sempre pedir um remedinho pra dor de cabeça, pro estômago. Ele já está careca de saber o que tomar, mas gosta que eu dê a ele”, conta.
Na minha casa, quando era solteira, era a mesma coisa: minha mãe quem cuidava de todo mundo
Esse papel cuidadoso e carinhoso não é algo cumprido exclusivamente pela força das circunstâncias. A gerente de loja Alessandra Nogueira, mãe de Tiago, 7 anos, e mulher do vendedor Fábio Nogueira, garante que essa espécie de sina lhe dá prazer. “Cuidar é bom, é instintivo da mulher, e isso se reforça pela tradição de comportamento. Na minha casa, quando era solteira, era a mesma coisa: minha mãe quem cuidava de todo mundo”, lembra ela.
Medicina caseira
Os cuidados com a saúde dos familiares fazem com que essas mulheres adquiram um conhecimento empírico da medicina. Ou seja, é um tal de ministrar chazinho para cólica do bebê, ter na ponta da língua uma receitinha certeira para gripe do papai… No entanto, a orientação médica continua sendo a melhor solução para todos os casos. “Minha filha mais velha, quando era criança, sofria horrores de gases. Eu inventava mil massagens, dava vários chás. Mas a verdade é que, com as minhas técnicas, ela nunca melhorava. Até que o pediatra me chamou a atenção para a alimentação lá de casa”, diz a bancária Mônica Sá.