Uma parede lisinha às vezes acaba deixando o ambiente muito sem graça, já reparou? Para dar um toque ainda mais especial, as texturas são bastante indicadas e podem ser feitas dos mais variados materiais: massas especiais, pedras, madeira, fibras etc. Mas é preciso bom senso, ou a ajuda de um profissional, para combinar a textura ou revestimento ao ambiente onde serão aplicados. É importante estar atenta ao efeito que você quer criar. Se revestir o fundo da sala de cor escura, ela encurta. Se revestir a parede da mesma cor das peças que estão em frente, eles “fundem” e, assim, imperfeições são escondidas.
Como as texturas de massa já vêm sendo muito utilizadas, podem ficar cafonérrimas, dependendo da parede onde for feita. É a opinião da arquiteta Carolina Wambier. “Adoro textura que imita concreto ou tijolinho maciço. Fica lindo em salas e halls, mas também podem ser feitas em quartos. Já as de massa acho muito lugar-comum”, explica. E a arquiteta Déborah Bijos completa: “Nunca use texturas de catálogo de loja. São breguíssimas, porque não têm o toque pessoal”.
As texturas também podem cair muito bem em ambientes lúdicos, como quarto de criança, sala de jogos, sala íntima… “Nesses cômodos, gosto de usar textura que imite areia ou pedra”, revela Déborah Bijos. A arquiteta Patrícia Martinez tem explorado a proposta de espaços bem contemporâneos, com mobiliário de design bem moderno e revestimentos mais rústicos em contrapartida. “Aproxima o homem da natureza e traz sensação de bem-estar”, explica Patrícia.
A grande novidade do mercado em termos de revestimento é a trama de palha, que pode ser colada direto ou numa placa de madeira e, em seguida, na parede. A palhinha de seda é bem delicada e levemente cintilante. Existe em vários tons, mas costuma ser usada imitando couro ou dando um efeito mais rústico. Ela cai muito bem em halls, onde você pode pendurar um espelho bem bonito para dar contraste, e em jardins de inverno.
Quer ser ainda mais inovadora? Que tal um grafite? “Jovens adoram quartos com uma parede só grafitada e dá um efeito bem legal, a cara da juventude. Só não pode ser um desenho muito exagerado, se não o ambiente fica poluído visualmente. Prefiro os grafites mais sóbrios”, conta Déborah Bijos. Carolina Wambier também gosta de novidade. Em um de seus projetos, revestiu uma das paredes da cozinha com fórmica de lousa preta, onde podem ser anotados recados com giz. “Acho que fica bem lúdico e prático. Também costumo fazer esse tipo de revestimento em quartos de crianças, para elas rabiscarem à vontade. As mães e os pequenos adoram”, garante Carolina.
Pegou, colou
Tem gente que pensa que adesivo é coisa de criança, mas eles estão sendo cada vez mais utilizados nas paredes de casa. A moda é da Europa, mas caiu muito bem aqui no Brasil. Para Edson Coutinho, coordenador de tendências da Tok&Stok, os adesivos estão sendo tão cotados que a loja criou o projeto “Vestir as paredes”. De acordo com ele, a tendência é deixar de lado o estilo minimalista, clean, e entrar de cabeça no decorativismo. O legal dos adesivos, segundo a arquiteta Patrícia Martinez, é que eles várias vezes substituem os quadros por um preço bem mais acessível. E o visual fica ótimo, em qualquer ambiente da casa! Os gráficos e florais são os mais procurados, mas também tem estampa de bichinhos, pássaros estilizados etc. Pensa que vai dar trabalho? Que nada! São superpráticos e você mesma pode fazer o serviço, tornando a casa mais divertida.
Renove!
Ninguém pára no tempo, então por que a nossa casa teria que parar? Use a imaginação e reinvente sua decoração! E lembre-se: a criatividade não se restringe às paredes. Quer uma última dica? Você pode tentar composés, utilizando o mesmo papel de parede do quarto, por exemplo, para forrar seu armário, ou optando por cortinas que combinem com a cor da parede ou do revestimento. “Tudo isso fica superfeminino e de bom gosto!”, garante Déborah Bijos. O conselho das arquitetas é: criar, ousar e renovar. Vamos lá? Mãos à obra!
Serviços:
Patrícia Martinez Arquitetura – tel: 11 3078-3815 – rua Itacema, 128 – cj 12 – São Paulo
Carolina Wambier arquitetura e Interiores – www.carolinawambier.com
Déborah Bijos – [email protected]
Tintas Suvinil www.suvinil.com.br