Preciso confessar, querida leitora, que adoro abordar este tema, até porque é um dos que mais geram questionamentos nas pessoas. Se você é uma delas, e suas dúvidas não forem completamente sanadas na coluna de hoje, não se acanhe em postá-las na área de comentário. Farei o possível para saná-las numa próxima oportunidade. A seguir, começamos dando algumas dicas básicas:
Dica: durante a refeição, antes de levar seu copo à boca, sempre limpe os lábios com o guardanapo (de papel ou tecido)
1. Em primeiro lugar, não se apavore, por mais formal o evento ou mais paramentada que seja a mesa à qual se sentará. Lembre-se que caso não saiba como proceder para comer algum prato em especial ou que talheres usar, a idéia de observar o que os outros farão é absolutamente viável. Mas preste atenção a um detalhe: imite seu anfitrião sempre que possível, pois se ele escolheu o cardápio, provavelmente sabe como cada prato deve ser saboreado. Se ele não estiver sentado à sua mesa (no caso de um casamento, por exemplo), antes de começar a comer, respire fundo, converse um pouquinho e vá observando como a maioria age.
2. Como manusear os talheres? A faca deve ser usada sempre com a mão direita, nunca com a esquerda. Em sua mão esquerda, deve estar o garfo. Esse sim, pode ir ocasionalmente para a mão direita, quando você está comendo algo que não precisa ser cortado com a faca – a maneira correta de cortar é usando a faca na mão direita e o garfo na esquerda. Se conseguir usar sempre o garfo na esquerda e a faca na direita, parabéns! Caso ache impossível – até mesmo só o fato de cortar com a mão direita – garanto que com treino você chega lá. Eu cheguei, não nasci sabendo, mas aprendi e hoje o faço com tranqüilidade. Para não se sentir intimidada, treine em casa, em todas as oportunidades que tiver. No entanto, evite fazê-lo em público, já que o bife pode, sim, sair voando do seu prato. E para terminar, a colher será usada com a mão direita.
3. Como segurar taças? Bem, todas elas podem ser seguradas pela haste. As de vinho branco e champanhe devem ser seguradas assim (obrigatoriamente), pois desta forma você não aquece tais bebidas, que são sempre servidas geladas. Podemos pensar nesta regra até mesmo para quando você está tomando um refrigerante ou água gelada numa taça (será justamente na taça de água, a maior de todas que estiverem à sua frente, do lado direito superior do seu prato). A de vinho tinto pode ser segurada pelo bojo, mas segurar pela haste também é uma boa idéia, já que a temperatura da bebida não será alterada, mesmo que ele nunca seja servido gelado – o correto é servir à temperatura ambiente. Drinks gelados também serão segurados pela haste, ok?
4. O que fazer com o guardanapo? Se ele for de tecido, coloque-o no colo antes que a comida seja servida. Para tal, desdobre-o até deixar apenas uma dobra no meio, posicionando-o no seu colo com a dobra apontando para os joelhos e a abertura para você – assim você poderá limpar os lábios com a parte de dentro do guardanapo e ninguém verá marcas de batom ou gordura. Ao terminar a refeição, coloque-o do lado esquerdo de seu prato, fechado de forma displicente (não precisa dobrá-lo todo bonitinho). Se o guardanapo for de papel, mantenha-o sobre a mesa, do lado em que foi colocado (provavelmente o esquerdo) e use a parte de dentro para limpar os lábios, também evitando expor as marcas. Ao terminar, deixe-o ao lado do prato. Dica: durante a refeição, antes de levar seu copo à boca, sempre limpe os lábios com o guardanapo (de papel ou tecido).
5. E palito de dentes, nem pensar! Mesmo! Você não usaria fio dental à mesa, usaria?
É isso, querida leitora. Na próxima coluna daremos mais dicas sobre etiqueta à mesa. E lembre-se: como já disse, nada de mal irá lhe acontecer se não seguir as regrinhas acima, mas que você demonstrará muito mais elegância, pode ter certeza! Abraços e até a próxima!





