null: nullpx
formigas-Mulher

Formigas podem carregar mais bactérias que baratas: até água parada na pia as atrai para a casa

Publicado 8 Dez 2020 – 12:20 PM EST | Atualizado 8 Dez 2020 – 12:20 PM EST
Reações
Compartilhar

Aparentemente “limpinhas” e até mesmo inofensivas, as formigas podem ser grandes vilãs nos ambientes domésticos e provocar problemas de saúde em humanos, já que carregam mais bactérias, fungos e micro-organismos do que baratas.

Isso acontece porque as formigas vivem em constante contato com lixos e esgotos. Elas saem desses ambientes sujos, passeiam pela casa e podem, consequentemente, contaminar alimentos que armazenamos na cozinha e na despensa.

Comida, água parada e umidade atraem formigas

A abundância de comidas e farelos faz com que cozinhas e despensas sejam as áreas da casa preferidas das formigas, mas não são os únicos atrativos.

Até mesmo a água parada e acumulada na pia pode atrair o inseto, pois ajuda a saciar sua sede, explica Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da empresa Bayer.

O banheiro é outro cômodo que costuma abrigar formigas, já que elas também são atraídas por descamação de pele humana, invisível a olho nu e muito presente nesse tipo de ambiente.

Além disso, a umidade do encanamento do chuveiro, das pias e dos ralos chama bastante a atenção destas espécies.

De acordo com Bernardini, as formigas são pragas urbanas que causam riscos sanitários, uma vez que podem espalhar fungos e bactérias por onde passam. Elas são consideradas insetos sociais que, diferentemente das baratas, se reproduzem sozinhas.

As três espécies mais comuns de formigas em ambientes domésticos são: Monomorium pharaonis, Monomorium florícola e Tapinoma melanocephalum, todas com uma reprodução muito grande, podendo ter vários formigueiros na mesma casa ou infestar um condomínio com vários apartamentos.

Limpeza da casa é importante para afastar formigas

Para eliminar formigas em casa, ou pelo menos diminuir bastante sua presença, é preciso manter os ambientes sempre limpos.

Porém, mesmo em locais bem higienizados elas podem proliferar. Por isso, o especialista indica a aplicação de produtos específicos para uso doméstico que ajudam a afastar o inseto.

"As formigas que enxergamos em casa representam, no máximo, 5% do formigueiro que já está alojado no local. Quando eliminamos esses insetos sem planejamento, as rainhas tendem a se defender segmentando o formigueiro e, assim, aumentando a infestação”, explica Bernadini.

Como se livrar de insetos em casa

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse