O giz de lousa, ou quadro negro, tem a capacidade de absorver a umidade como uma esponja, fazendo com que ela se concentre nele e não fique exposta no ar, evitando que o mofo se espalhe. Você pode começar colocando apenas uma pedrinha de giz nos cantinhos, mas se precisar, pode aumentar a dose.
Leia também:
Como tirar cheiro de mofo da casa: guia completo
O mofo aparece quando o ambiente tem muita umidade e os armários e guarda-roupas que mais sofrem com o bolor são aqueles que ficam encostados em paredes úmidas e de pouca ventilação. Os bolores são capazes de manchar paredes, prejudicar a estrutura das superfícies compensadas e aglomeradas, além de causar manchas nas roupas e ainda ser prejudicial à saúde.
Você pode colocar os pedacinhos de giz dentro de um pote sem tampa onde precisar, quanto mais umidade, ponha mais giz. Ou, você também pode fazer pacotinhos e trouxinhas usando tecido TNT ou qualquer outro que seja bem ventilado, como tule, para absorver a umidade.
Assim que sentir que o giz está úmido, é sinal de que está retendo umidade do local. Então, é só levá-lo ao sol para secar que estará pronto para usar de novo! Faça esse procedimento de tempos em tempos para manter tudo bem sequinho.