Existem muitas maneiras de ter ervas frescas sempre à mão
Morar em apartamento não precisa ser sinônimo de abrir mão de uma horta em casa. Aliás, existem muitas maneiras de cultivar temperos, ervas e até algumas hortaliças, mesmo com pouco espaço.
Veja abaixo, então, cinco opções de hortas para você escolher a melhor opção para o seu apartamento.
Opções de hortas para apartamento
1. Vasos na janela

Essa talvez seja a opção mais prática, principalmente se você tem uma janela que bate sol por algumas horas do dia. Alecrim, manjericão, salsinha ou hortelã, por exemplo, se adaptam bem nessas condições.
Lembre-se, no entanto, de escolher um recipiente com furos no fundo e fazer regas de acordo com o que cada erva precisa.
2. Horta vertical

A horta vertical é também uma opção muito conhecida. Para montá-la, você pode usar prateleiras, pallets ou suportes na parede da varanda, lavanderia ou até da cozinha.
Além de ocupar menos espaço, esse tipo de horta cria um resultado visual muito bonito.
3. Jardim de temperos na cozinha

Alguns temperos e ervas se desenvolvem bem em ambientes internos, desde que recebam luz indireta. Experimente montar uma mini horta na bancada da cozinha, por exemplo, próxima à janela.
Vasos pequenos de cerâmica trazem um charme a mais e ainda deixam os ingredientes sempre à mão.
4. Caixas organizadoras ou jardineiras

Tem um pouco mais de espaço em uma sacada ou corredor? Então, vale investir em jardineiras retangulares ou até caixas plásticas reaproveitadas.
Além das ervas, você pode plantar alface, rúcula, cebolinha e até tomatinhos cereja. O segredo está em garantir uma boa drenagem e em posicioná-las onde haja boa luminosidade.
5. Hortas tecnológicas

E para quem gosta de praticidade e tecnologia, existe as opções de horta hidropônica e até estufas elétricas. Elas têm um custo mais elevado, mas contam até com o auxílio de luminárias próprias para cultivo.