O telhado verde é uma técnica de arquitetura caracterizada pela instalação de solo e vegetação sobre uma camada impermeável na cobertura de casas e edifícios. Além de ser uma excelente opção para decorar o ambiente, o jardim suspenso ainda é ecológico. Com ele, é possível ajudar no desenvolvimento da biodiversidade e na purificação do ar. Em grandes fábricas e prédios, esses jardins ajudam ainda a drenar a água da chuva para reutilização.
Leia também:
Trepadeiras nos muros para decorar a casa
Dicas para ter um jardim bonito em casa
Como fazer adubo orgânico em casa
Esse tipo de jardim pode ser instalado em lajes ou sobre telhados convencionais, como os de microfibra, cerâmica, cimento, entre outros, e você ainda pode optar pela instalação apenas de grama, com aspecto de tapete verde, ou na plantação de flores, arbustos e até mesmo árvores.
Vantagens
Entre as principais vantagens práticas do telhado verde é a de baixar a temperatura da casa. As plantas, com sua transpiração, tem a capacidade de filtrar e diminuir a sensação de calor. Além disso, a camada de vegetação ajuda também a fazer um isolamento acústico natural para o ambiente.
Cuidados
O principal cuidado para quem pretende adotar o jardim suspenso é com infiltrações. Para evitar esse problema, que pode causar sérios prejuízos ao imóvel, é essencial impermeabilizar o solo da forma correta. Para isso, procure profissionais e empresas de confiança.
Além disso, quem pretende plantar árvores de porte maior nesse tipo de jardim precisa se atentar ao reforço e espessura da base, já que as raízes da planta precisarão de espaço maior para se fixarem.