Limpar o fogão: 3 produtos para não usar + 5 conselhos do Dr. Bactéria

O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, revela que na hora de limpar o fogão o que você não pode usar de jeito nenhum é nada que seja abrasivo: palha de aço, sapólio e o lado verdinho da esponja. Todos esses agentes podem danificar a superfície do fogão propiciando o acúmulo de resíduos de comida, sujeira e, consequentemente, mais microorganismos. Além de também estragarem o fogão, eles podem deixar resíduos químicos prejudiciais à saúde.

Leia também:
Como tirar gordura de fogão: 3 dicas para facilitar a tarefa
10 conselhos de limpeza preciosos do Dr. Bactéria
Fórmula certa para limpar sua privada ensinada pelo Dr. Bactéria

Como higienizar o fogão

– Para limpar os queimadores que ficam escurecidos, coloque-os dentro de uma panela com água e vinagre (de 2 a 3 colheres de sopa). Deixe ferver e descansar da noite para o dia.

– Para limpar a superfície do fogão, dissolva oito gotas de detergente em um litro de água. Se estiver muito sujo, use o dobro de detergente.

– Use sempre o lado amarelo da esponja para limpar a superfície do forno e fogão. Se a sujeira estiver muito difícil de remover, coloque um pouco de água num pires e faça uma pasta com bicarbonato de sódio. A solução remove manchas de gordura.

– Depois de deixar agir a mistura de bicarbonato por alguns minutos, seque com pano limpo ou papel-toalha.

– Outra dica para o forno é evitar produtos como limpa-alumínio. Coloque um pouco de amônia (vendida em casa de produtos de limpeza) numa travessa, pré-aqueça o forno, desligue-o e deixe o recipiente dentro dele fechado por 20 minutos. Depois, use a pasta de bicarbonato.