Usar a luz certa e na quantidade certa pode ser decisivo na hora de decorar a casa. Mais do que uma simples lâmpada no teto, é possível ousar, tornando o projeto muito mais despojado com iluminação pontual, em diferentes locais no ambiente. E o mais bacana é que, além de deixar a casa mais bonita, também é possível economizar energia. Sabe como?
Como diminuir o gasto com energia
“Se substituir todas as lâmpadas por LED, o gasto com iluminação chega a ser 75% menor. Há, ainda, a economia com ar condicionado, pois não aquecem o ambiente, exigindo menor refrigeração, gastando menos energia com isto”, explica a arquiteta Adriana Noya, que apresentou essa tendência no No Loft da Blogueira da Casa Cor 2013.
Esses benefícios acontecem porque essas LEDs têm vida útil mais longa que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, além de terem um consumo de energia muito baixo, o que compensa o custo com a compra das lâmpadas. Além disso, são muito mais eficiente que as lâmpadas incandescentes, halógenas e algumas fluorescentes, não emitem IR nem UV (prejudiciais ao ser humano) e garantem a qualidade dos objetos iluminados, não contribuindo, ainda, com a elevação da temperatura.
Mais do que consumir menos energia, a ideia também ajuda o meio ambiente. Isso porque o ar condicionado danifica a camada de ozônio e contribui para o efeito estufa. Eliminando a necessidade de usá-lo por conta do cuidado com a iluminação, você também ajuda o planeta.
Iluminação pontual
Na cozinha montada por Adriana, a arquiteta utilizou fitas de LEDs, uma fonte de luz muito útil para iluminar detalhes, sancas, rodapés e diversas outras possibilidades, com resultados muito interessantes. Outro destaque ambiente está nas luminárias dispostas sobre a mesa de centro e na escultura de Crystal LED, que oferecem sofisticação com leveza.
Para a Sala de Banho, apostou nos LEDs em luminárias embutidas no teto, com efeito de cromoterapia. Outro detalhe foram as pequenas luminárias sobre a mesa da sala de estar e o parador. Durante o dia, são elementos decorativos, mas à noite, acesas, oferecem um toque ainda mais especial ao projeto.
O quarto também mereceu um cuidado todo especial com a iluminação, sendo que um dos destaques é um lustre de cristal sobre um criado mudo revestido com espelho. Adriana aproveitou o espaço na outra lateral da cama para instalar prateleiras iluminadas por LEDs.