Método FlyLady: como funciona essa técnica de organização e limpeza?

Segundo o método FlyLady, se sua casa não ficou bagunçada em um único dia, ela também não precisa ser organizada e limpa de uma vez

Manter a casa em ordem parece uma missão impossível para você e os seus finais de semana são dedicados a tentar solucionar isso? Então, você precisa conhecer o método FlyLady.

Criado por Marla Cilley, nos Estados Unidos, esse método foca em uma organização possível, sem a cobrança de perfeição e com uma rotina de limpeza que se encaixa dentro dos seus dias úteis. Veja abaixo como aplicá-lo.

Como aderir ao método FlayLady?

Método FlyLady
(Crédito: freepik/freepik)

O primeiro passo desse método é criar rotinas matutinas e noturnas com algumas das tarefas que você precisa fazer diariamente, inclusive aos finais de semana. Lavar a louça, por exemplo, é um ponto muito importante nesse cronograma, pois acordar com a pia brilhando te deixará ainda mais animada para o dia.

No entanto, segundo Marla, cada ambiente conta com sua própria “pia”, ou seja, sua prioridade diária. Identificar quais são e colocá-los dentro da rotina de 15 minutos diários já vai te ajudar a deixar a casa mais organizada e limpa.

Além disso, existem aquelas tarefas que são semanais, que você encaixará uma ou mais em cada dia para que não fique pesado. Entre elas estão, trocar a roupa de cama, aspirar e passar pano no chão, lavar o banheiro e o que mais você costumar fazer semanalmente.

Tarefas menos frequentes

Por fim, o método ainda divide a casa em zonas para as atividades que são mensais, como limpar os armários, janelas, geladeira e outros espaços que demoram mais para ficarem sujos ou desorganizados. Essas zonas são distribuídas entre as semanas do mês. São elas:

  • Zona 1 (dias 1 a 5): entrada, sala de jantar e varanda da frente
  • Zona 2 (dias 6 a 12): cozinha e despensa
  • Zona 3 (dias 13 a 19): banheiro principal e um cômodo extra
  • Zona 4 (dias 20 a 26): quarto principal, closet, banheiro da suíte caso tenha
  • Zona 4 (dias 27 a 30): sala de estar, sala de TV

Além do cuidado da casa

Outro ponto importante do método está em cuidar de si mesma. Por isso, a sugestão é sempre separar a roupa que usará no dia seguinte e se vestir por completo, mesmo que não vá sair de casa.

Na internet, é possível encontrar planilhas e materiais que te ajudam a dar início a essa rotina. Cristal Muniz, por exemplo, é uma das influenciadoras que fala sobre o método.

Dicas de casa