Sabe aquele móvel que você não quer mais? A madeira está desgastada, a cor não te agrada e não combina mais com o quarto novo? Não jogue-o fora! A moda agora é dar cara nova ao móvel velho.
Leia também:
Orquídeas, bromélias e violetas são ideais para ambientes fechados
Transforme o ambiente renovando a pintura da casa sozinha
Personal organizer dá dicas para manter o banheiro sempre arrumado
Muitas pessoas estão apostando no papel de parede para “encapar” os móveis do quarto, sala, cozinha e até banheiro. Os papeis de parede possuem inúmeros desenhos, cores e revestimentos, que tornam o seu ambiente ainda mais aconchegante.
“O papel de parede pode ser aplicado em qualquer tipo de móvel: novo ou velho. Porém, se o móvel possuir alguma camada de verniz o ideal é lixá-lo antes da aplicação do papel para a cola fixar melhor a madeira”, explica Geisa Cardoso, diretora da empresa K&G Papel de Parede e Decorações.
Ela também comenta que o processo de aplicação na madeira é o mesmo utilizado na parede. “A cola usada é uma em pó, da qual diluímos em água. Ela não é química e não possui cheiro”, esclarece Geisa Cardoso.
O processo é simples: depois de diluir a cola é só aplicá-la no verso do papel de parede e reaplicar no móvel desejado. Nos cantos, recorte com estilete de forma a contornar o móvel e retire o excesso de cola caso ela ultrapasse.
“Essa prática é usada para dar uma nova cara aos móveis velhos ou em más condições. É muito usado também por pessoas que compram apartamento antigo que possui móvel planejado e não gostam do modelo existente, então optam por renovar a decoração do ambiente”, explica Geisa Cardoso.
A ideia é inovadora, prática e não deixa sujeira e nem cheiro. Depois de algumas horas de aplicação já pode manuseá-lo como de costume.
E se por algum motivo quiser trocar o papel de parede por não ter gostado, ou futuramente pintar o ambiente e achar que a cor do móvel não combina mais basta removê-lo e aplicar outro do seu gosto.
“O papel de parede nos móveis é uma ótima escolha para renovar o ambiente. As pessoas hoje em dia buscam praticidade, economia e beleza. E essa aplicação reúne esses três quesitos básicos”, finaliza Geisa Cardoso.