Ovo no Buraco
2 fatias de pão de forma
Manteiga
2 ovos
2 fatias de presunto ou peito de peru
4 fatias de mussarela ou queijo prato
Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Unte uma assadeira com manteiga, mesmo que ela seja anti-aderente. Não. Não é redundância. Confie em mim.
Arrume um copinho daqueles de cachaça, usados para servir doses de pinga em bar. Calma! Eu não estou sugerindo que você se embebede a essa hora da manhã. Meus propósitos são os mais nobres. O copinho é simplesmente para fazer um furo bem no meio da fatia de pão. Se não tiver copinho, use uma xícara bem pequena, de cafezinho. O importante é que o buraco não fique muito grande.
Como as proporções eram menores, eu fazia uma covinha com o dedo em uma das pontas do pão (em vez de fazer o buraco) e quebrava ali um ovinho de codorna
Agora, passe manteiga nas duas fatias de pão, coloque-as lado a lado na assadeira e, com cuidado, quebre um ovo dentro de cada buraco (viu como é importante untar a assadeira? Se não untar, seu ovo vai ficar grudado nela para sempre e adeus café da manhã especial!). Polvilhe os ovos com sal e cubra com uma fatia de presunto e duas de mussarela (por que duas? Porque eu ADORO mussarela!). Leve ao forno médio por cerca de 15 minutos, até o queijo derreter e começar a gratinar. Tire da assadeira com uma espátula e sirva bem quente.
Quando meus filhos eram pequenos, eu fazia essa mesma receita com meia fatia de pão de forma sem casca. Como as proporções eram menores, eu fazia uma covinha com o dedo em uma das pontas do pão (em vez de fazer o buraco) e quebrava ali um ovinho de codorna. Por cima, colocava uma fatia de mussarela dobrada ao meio e polvilhava com uma colher de chá de queijo ralado para gratinar. Era um sucesso.
O que essa receita tem de especial? Absolutamente nada, a não ser o fato de que é gostosa. O que vai torná-la inesquecível é o seu carinho e cuidado ao prepará-la em um dia potencialmente bom.