Organizar despensa: 8 dicas valiosas para manter a ordem e evitar desperdício

Cozinha é um lugar que precisa ser prático. Ninguém quer perder tempo procurando ingredientes para colocar na receita e muito menos desperdiçar dinheiro porque esqueceu aquele pacote no fundo do armário até ele passar da validade.

Leia também:
Como organizar a despensa: 5 dicas que ajudam até a economizar dinheiro
Dicas de como arrumar a despensa
Organizar despensa em 7 passos práticos e muito eficientes

Neste cômodo, é importante aplicar regras eficazes de organização, que irão te ajudar no dia a dia. A personal organizer Ingrid Lisboa ensina, em vídeo, o método que utiliza para arrumar sua própria despensa. Ela mostra como separar e classificar alimentos, o melhor utensilio para armazenar cada tipo de comida e até o local certo no armário para guardar cada item.

Como organizar despensa

Confira as principais dicas da especialista na galeria:

Pense na sua rotina. Tenha claro quais são os alimentos que você consome com frequência e mantenha esses em um lugar de fácil acesso.

Na prateleira de baixo, coloque sempre os itens mais pesados, como bebidas. Essa medida serve basicamente para prevenir acidentes.

Guarde embalagens moles, como de macarrão, açúcar, arroz, etc., dentro de cestas, para que fiquem mais bem organizadas e seguras.

Uma vez abertas as embalagens, procure transferir os alimentos para potes. Os de vidro e com fecho hermético são os mais indicados para produtos que ficam fora da geladeira. Além de preservarem o alimento por mais tempo, eles facilitam seu manuseio e ainda organizam melhor o armário.

Invista em potes de vidro também para aquecer alimentos no micro-ondas. Segundo Ingrid, eles transferem melhor o calor, esquentando a comida mais rapidamente e economizando energia.

Cestinhos organizadores são uma ótima ideia para armazenar os mais variados tipos de alimentos, como saquinhos de temperos, essências, pacotes de gelatina, etc.

Invista também em organizadores de armário de dois ou mais andares. Eles são como uma “escadinha”, que permitem que os itens de trás fiquem mais altos do que os da frente, facilitando a visualização e o alcance.

Se você tem muitas embalagens do mesmo produto, guarde aquelas com data de validade mais distante no fundo e os com validade mais próxima na frente. Assim, você vai consumindo na ordem e evita que o alimento estrague.