O aumento da frequência dos passeios durante a primavera e o verão exige que os cuidados com os pets sejam redobrados, para evitar as temidas intoxicações por plantas. Os animais domésticos costumam mastigar e ingerir as folhas quando estão sofrendo de problemas digestivos, deficiências alimentares ou tédio. Veja agora quais espécies de plantas tóxicas podem fazer mal ao seu bichinho e como mantê-lo protegido dessa ameaça.
Leia também:
Como dar banho em cachorro
Casinhas para cães e gatos
Decoração ideal para quem tem bichos de estimação
Espécies de plantas tóxicas
As plantas venenosas e tóxicas podem provocar problemas internos e externos nos animais, como dermatite de contato, intoxicações e até morte súbita. Veja algumas espécies que devem ser evitadas por quem tem animais de estimação:
- Comigo-ninguém-pode
- Azálea
- Copo de leite
- Hera
- Antúrio
- Crisântemo
- Hortênsia
- Espada de São Jorge
- Mamona
- Lírio
- Costela-de-Adão
- Coroa-de-Cristo
Substâncias tóxicas para animais
Além das flores e folhagens tóxicas, os pesticidas e adubos, como a torta-de-mamona, são altamente perigosos para os pets. Prefira usar produtos orgânicos, feitos à base de húmus de minhoca ou restos de alimentos.
Como evitar
Deixe os potes de água e comida sempre abastecidos, para que o animal não se sinta estimulado a ingerir as plantas. Para os bichinhos entediados, aumente a frequência de passeios e ofereça brinquedos e ossinhos, para que fique ocupado.