A preocupação no cuidado com os filhos é sempre muito grande, mas cresce também o número de mulheres que desejam ter verdadeiras profissionais administrando seu lar. Para atender a esta nova necessidade, algumas empresas oferecem treinamentos específicos para empregadas domésticas como o curso Serviços Domésticos, da Unire Desenvolvimento Humano, também em São Paulo. São quatro aulas independentes, com carga horária de oito horas cada uma, onde as profissionais podem aperfeiçoar técnicas que aprenderam ao decorrer dos anos, ou seja, por meio de sua própria experiência de vida.
Muitas mulheres sentem a necessidade de capacitar a profissional que têm em casa e, por isso, financiam o treinamento
O módulo Lavar e Passar, por exemplo, mostra como reconhecer diferentes tecidos e fibras, separar roupas e prepará-las para lavagem, além de dicas para remover manchas, de como reconhecer símbolos de etiquetas e a prática de passadoria. O curso abrange, ainda, as aulas de Nutrição, Limpeza e Manutenção da Casa, de Copeira e de Culinária Básica, que podem ser cursadas separadamente. Um investimento total de R$ 400, que sai do bolso da empregadora da aluna, como conta Angela Clara, do departamento de cursos da Unire. Segundo ela, muitas mulheres sentem a necessidade de capacitar a profissional que têm em casa e, por isso, financiam o treinamento.
Mais específico, o curso da Escola Wilma Kövesi de Cozinha ensina domésticas a serem cozinheiras de mão cheia. Sob a orientação da chef Gabriela Martinoli, as alunas têm a oportunidade de aprender como preparar oito cardápios diferentes. O curso é dividido em oito aulas de três horas e custa R$ 830. A capacitação abrange ainda noções de postura e higiene, colocação de mesa e de como atender ao telefone de maneira adequada.
Serviço:
Clínica Femmina – (11) 3845-2260
www.cursodebaba.com.br
Unire Desenvolvimento Humano – (11) 5575-6300
www.uniredh.com.br
Escola Wilma Kövesi de Cozinha – (11) 3082-9151
www.wkcozinha.com.br