Qual o jeito certo de lavar roupas delicadíssimas sem estragá-las?

Na hora de lavar roupas é difícil saber a melhor maneira de tratar peças delicadas como cashmere, lã, seda ou couro. Afinal, qual é o melhor modo de lavagem para não estragá-las: à mão ou à máquina? Para esses tipos de tecido, o ideal é lavar todos à mão, mas, claro, a máquina de roupas existe para facilitar a vida. O importante é ficar atento para cuidados especiais na hora da limpeza seja na lavagem manual ou na máquina.

Leia também
Como limpar máquina de lavar roupas
Truques para tirar manchas das roupas
Roupas pretas precisam de cuidados específicos para não mancharem

Serve o mesmo para roupas de lã: lavar na máquina pode danificar os fios da sua roupa de lá predileta. O ideal é lavar à mão com sabão de coco e não esfregá-las. Dê umas leves amassadinhas e enxague na sequência. Cuidado, se for usar amaciante, para não deixar as roupas por mais que cinco minutinhos. Mas, claro, se você não tiver um tempinho para isso, procure utilizar o modo delicado na lavagem na máquina e, se possível, colocar as roupas de lã em saquinhos especiais para proteger as peças.

Couro

Esta é uma dica de vida: couro e água não combinam. A melhor forma de limpar um casaco de couro é utilizar um pano úmido sem qualquer produto. Nada de sabão, detergentes ou álcool. E, se algum líquido cair na roupa de couro, absorva o grosso da mancha com um guardanapo e limpe depois com um pano úmido. Se for uma daquelas manchas terríveis, umedeça levemente o pano com água, torça e esfregue o local com bastante cuidado.

Seda

Roupas de seda também merecem lavagens manuais. Para isso, use detergentes para roupas delicadas e sempre em pequena quantidade. Evite torcer ou esfregar suas roupas de seda. Claro, dá para lavar também na máquina de roupas. Nesse caso, coloque sua peça delicada em uma sacola de malha e nunca coloque a opção centrifugar na máquina porque isso pode deixar marcas terríveis no tecido. E nada de secadora.

Cashmere

Shutterstock

Não tem erro: o ideal é lavar à mão com sabão neutro. O amaciante, se quiser, é opcional. E nada de torcer a peça após a lavagem como se tivesse pegando o pescoço de alguém. O cashmere é uma roupa delicada, portanto, um jeito é “amassar” a peça como se fosse massa de pão para retirar o excesso de água. E, para secar, deixe a roupa deitada em um varal de chão ou mesa. Nada de colocá-la no varal e encher de pregadores porque isso pode danificar o tecido.