Quem mora sozinha provavelmente já acabou errando na hora de cozinhar: ou fez pouca quantidade e continuou com fome depois da refeição ou exagerou na quantidade e deixou sobrando. Para não errar mais, listamos os melhores jeitos de medir a quantidade de comida para um prato utilizando os alimentos mais básicos de qualquer cozinha. Confira.
Leia também:
Como fazer arroz caseiro: dicas para não errar
8 regras para usar a panela de pressão que vão poupar seu tempo
Como fazer macarrão soltinho: dicas infalíveis
Prato para uma pessoa: como medir a quantidade

Quantidade de arroz para uma pessoa
- Se o arroz for servido como prato principal (um risoto, por exemplo), ½ de xícara (chá) de arroz é suficiente para uma pessoa.
- Já se for como acompanhamento, ¼ de xícara (mais ou menos 90 gramas) é a medida média.
- Outra possibilidade é medir na mão mesmo: uma mão fechada de arroz é suficiente para uma porção individual como acompanhamento. Dobre a medida se o alimento for o prato principal.

Quanto fazer de feijão?
- Se o feijão for servido como acompanhamento, 1/3 de xícara (chá) serve bem uma pessoa.
- Se for o prato principal (em um tutu ou feijoada, por exemplo), uma xícara (chá) rende um prato individual.

Massa para uma pessoa
- Para massas pequenas (como nhoque, macarrão penne, gravata ou parafuso, por exemplo), o mais fácil é colocá-lo cru no prato em que você vai comer, assim você consegue visualizar a quantidade.

Quantidade de espaguete para um prato
- Apesar de existirem medidores específicos para isso, na hora do aperto você pode usar um truque muito simples: coloque o macarrão de pé em uma tampa de garra pet. Quando o espaço ficar todo preenchido, a quantidade está suficiente para uma pessoa.
- Outra dica é separar o pacote de espaguete em cinco porções (cerca de 100 gramas), cada uma delas rende um prato individual.
comida-para-uma-pessoa-5.jpg
comida-para-uma-pessoa-5.jpg
Pipoca para uma pessoa
- Utilize uma panela média para estourar a pipoca e forme um círculo com o milho no meio da panela, sem que eles fiquem uns por cima dos outros.
- O óleo e sal para temperar podem ser colocados a gosto, mas a sugestão é acrescentar no máximo duas colheres (sopa) de óleo e meia colher (sopa) de sal.

Carne moída para uma pessoa
- Se a carne moída for acompanhar outro alimento (como macarrão à bolonhesa), ½ xícara rende uma porção individual. Se for o prato principal, ¾ ou 1 xícara já servem bem.