A cozinha é a alma de uma casa. Portanto, devemos ter atenção redobrada com certos cuidados, como a limpeza. De nada adianta lavar e acondicionar bem os alimentos se outras medidas de higiene são desprezadas. Geladeira, esponjas, pia, pano de prato. Nada pode ser preterido quando o assunto é a nossa saúde.
A geladeira
Além de higienizar muito bem, outros cuidados podem ser tomados para evitar a contaminação e deteriorização dos alimentos. A arrumação da geladeira, por exemplo, é determinante. Poucas pessoas sabem que é na parte de cima que circula o ar mais frio. Ao contrário do que o design dos refrigeradores sugerem, as primeiras prateleiras são perfeitas para armazenar produtos perecíveis, como carnes, frios, leites e ovos.
Aliás, ovos na porta da geladeira estão proibidos! “Os ovos não podem passar por variações constantes de temperatura. E, na porta da geladeira, é o lugar em que essa variação é maior”, explica o biomédico Roberto Figueiredo, o “Doutor Bactéria” do programa Fantástico, da TV Globo.
Segundo o biomédico, os cuidados com a limpeza devem ser constantes. Ao descongelar a geladeira, deixe os alimentos em uma caixa de isopor, enquanto coloca uma bacia de água quente para derreter o gelo com mais rapidez. Enxugue e, logo após, passe uma esponja úmida com algumas gotinhas de detergente. É importante que os movimentos sejam de baixo para cima, para que a água não estrague o equipamento e para não acumular no interior. Depois, passe um pouco de vinagre branco, fechando a porta por uma hora. Volte a passar a esponja com detergente e enxugue. Pronto, sua geladeira está limpa, e você já pode acondicionar os alimentos novamente.
A esponja
Pensa que acabou por aí? É hora de dar uma geral na cozinha. Pode jogar a sua esponja de lavar louça no lixo. Agora! De acordo com Dr. Roberto, as esponjas não devem passar mais que uma semana na sua pia. E devem ser desinfetadas todos os dias. “Elas possuem um alto grau de contaminação. Devemos colocá-las de molho por alguns minutos em uma bacia com um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária”, dá a dica.
Panos molhados
O pano de prato e os de pia também são alvos de críticas. “O pano molhado tem um milhão de bactérias a mais que o vaso sanitário”, compara. Portanto, deve-se trocar sempre as toalhas da cozinha. Para quem acha que é impossível tomar todas essas precauções no dia-a-dia, o “doutor bactéria” é categórico. “Os bons hábitos dão menos trabalho que os maus. É que estamos desacostumados. Isso é uma questão de adaptação”, finaliza. E de saúde, claro!