Roupa de banho

Depois do banho, nada melhor do que uma toalha bonita, macia e limpinha. Só que esse acessório tão importante no trato diário com o nosso corpo nem sempre recebe a atenção devida e pode esconder milhares de bactérias nocivas à saúde. O cuidado com a roupa de banho começa no momento da compra, na escolha de cores e tecidos, passando pelo seu uso correto até a lavagem.

Segundo o microbiologista Roberto Figueiredo, o Doutor Bactéria do “Fantástico”, água é sinônimo de bactéria e, por isso, é preciso muita atenção à periodicidade de troca dessas peças. “Partindo do princípio que a pessoa se enxuga quando já está limpa, o mais indicado é que as toalhas de banho sejam substituídas de dois em dois dias”, recomenda. Olho vivo sobretudo na toalha de mão. Ela pode reunir até um milhão de bactérias, ou seja, mais do que um tampo de vaso sanitário. “É a mesma precaução que se deve tomar com o pano de prato da cozinha. É usado por muitas pessoas e tem de ser trocada todos os dias”, orienta o microbiologista.

Esses cuidados podem prevenir uma série de problemas, como doenças dérmicas e micoses

Já o mesmo roupão pode ser usado durante toda a semana, se ele não for transformado em vestimenta. Segundo o Dr. Roberto, o ideal é que a peça seja usada apenas na passagem do banheiro para o quarto, saindo do banho para se vestir. Se você tem o costume de ficar de roupão em casa, o melhor é trocá-lo com a mesma periodicidade de sua toalha de banho: de dois em dois dias. Esses cuidados podem prevenir uma série de problemas, como doenças dérmicas e micoses.

Observando essas necessidades, a indústria têxtil tem investido na busca por materiais inteligentes na fabricação de suas linhas de banho. A fabricante Egeria, por exemplo, lançou na Heimtextil 2006, uma feira internacional de tecidos para cama, mesa e banho, realizada na Alemanha, a toalha de microfibra com acabamento bactericida. A nanotecnologia é outra novidade do ramo, um sistema que consiste na construção de estruturas e novos materiais a partir da manipulação de átomos. A linha Nanocotton, da Karsten, por exemplo, promete máximo conforto ao toque, graças à utilização da técnica. As fibras de algodão recebem a aplicação de nanopartículas de amaciante, que penetram no fio. Dessa forma, o tecido apresenta uma textura macia, com maior poder de absorção.

O investimento é grande também no visual das peças, que acabam fazendo parte da decoração do banheiro. A Teka, uma das maiores fabricantes do país, traz 98 itens com novas padronagens e cores em seu portfólio, apostando em listras, formas geométricas, flores, frutas e borboletas. Novidades que fazem bem aos olhos, mas nem sempre à pele, como alerta o Dr. Roberto Figueiredo. Ele afirma que a melhor pedida são as peças à base de algodão e que trazem cores neutras. “As coloridas eu não indico. Toalhas de hotel, por exemplo, são sempre brancas. Algumas tintas quase impermeabilizam o material, além de causarem processos alérgicos. As pessoas dizem que toalhas novas não enxugam, é por isso: só quando perdem um pouco da tinta, a absorção melhora. Mas quando a toalha está velha, já está na hora de ser jogada fora”, orienta ele.

Créditos

Karsten – http://www.karsten.com.br
MMartan – http://www.mmartan.com.br
Teka – http://www.teka.com.br
Tok & Stok – http://www.tokstok.com.br
Trousseau – http://www.trousseau.com.br