Via de regra, toda e qualquer peça de roupa que compramos deve ser lavada antes de ser usada por uma questão de higiene. No processo de confecção, não há preocupação em manter a limpeza da peça, que, apesar de não ser suja, acaba passando pelas mãos de muitas pessoas e por locais empoeirados até chegar ao comprador.
Leia também:
Como lavar calcinha: erros que comprometem sua saúde e você sempre comete
Toalha de banho: 7 erros que todo mundo comete ao lavar
Como lavar roupinhas de bebê
Ainda assim, se o item novo for um casaco ou calça jeans, por exemplo, usá-lo pela primeira vez sem lavar não irá acarretar sérias consequências para o seu bem-estar. No entanto, no caso de alguns itens específicos, a lavagem é obrigatória, pois evita contaminações e problemas de saúde subsequentes.
Como lavar roupa nova?

Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, como a peça recém-comprada não está encardida ou manchada, basta colocá-la na máquina e escolher o ciclo mais rápido e delicado, ou o ciclo “roupa nova”, caso haja. “A limpeza deve ser bem básica, apenas para dar aquela limpadinha de suor”, descreve a especialista.
Caso a roupa não possa ir à máquina, lave delicadamente à mão usando água e sabão, apenas para tirar o cheiro de roupa nova.
Ferver calcinha é necessário?
Muitas pessoas colocam roupas íntimas novas em água fervente para desinfetar. Segundo Ingrid, além de desnecessário, este processo pode danificar a peça. “Você já começa tratando a roupa da maneira mais agressiva. Basta lavar com água e sabão. Se desejar, use desinfetante Lysoform, que é específico para tirar o cheiro forte, ou vinagre de vinho branco, que cumpre o mesmo papel”, ensina.
Quais peças precisam ser lavadas?
A personal organizer lista as peças que podem ser usadas direto da loja sem maiores problemas e as que necessariamente devem passar pela água e sabão antes de entrar em contato com o corpo. Confira:

Roupa íntima. Essa categoria engloba calcinhas, sutiãs, cuecas e pijamas e sempre deve ser lavada antes do primeiro uso, já que podem haver fungos e bactérias no tecido.

Roupas infantis. A pele da criança é mais sensível a possíveis químicos existentes na roupa, portanto é fundamental sempre lavar qualquer peça infantil antes do primeiro uso para evitar alergias.

Pessoas alérgicas. Quem tem tendência a ter alergias também precisa lavar todas as peças de roupa novas antes de usá-las, já que a indústria têxtil utiliza produtos químicos que podem agredir a pele.

Casacos. Estas peças não requerem lavagem antes do primeiro uso.

Roupa de banho. “São como roupas de baixo, pois entram em contato direto com nossas partes íntimas”, diz Ingrid. Lave na máquina, no ciclo suave.

Roupa de cama. A lavagem é dispensável, a menos que você costume dormir sem roupa íntima.