Como muitos podem imaginar, é recomendável lavar todas as peças de roupa novas antes do primeiro uso, por uma questão de higiene.
Apesar disso, algumas peças, como casacos e calças jeans, podem ser usadas logo após a compra sem grandes riscos à saúde.
Mas há outras que devem ser lavadas obrigatoriamente antes do uso para evitar possíveis alergias, irritações ou contaminações.
Como lavar roupa nova?

Segundo a personal organizer Ingrid Lisboa, como a peça recém-comprada não está encardida ou manchada, basta colocá-la na máquina e escolher o ciclo mais rápido e delicado, ou o ciclo “roupa nova”, caso haja.
“A limpeza deve ser bem básica, apenas para dar aquela limpadinha de suor”, descreve a especialista.
Caso a roupa não possa ir à máquina, lave delicadamente à mão usando água e sabão, apenas para tirar o “cheiro de roupa nova”.
Ferver calcinha nova é necessário?

Não. Muitas pessoas colocam roupas íntimas novas em água fervente para desinfetar, contudo, segundo Ingrid, além de desnecessário, este processo pode danificar a peça.
“Você já começa tratando a roupa da maneira mais agressiva. Basta lavar com água e sabão. Se desejar, use desinfetante, que é específico para tirar o cheiro forte, ou vinagre de vinho branco, que cumpre o mesmo papel”, ensina ela.
Quais peças precisam ser lavadas?

A personal organizer lista as peças que podem ser usadas direto da loja sem maiores problemas e as que necessariamente devem passar pela água e sabão antes de entrar em contato com o corpo.
Confira:

Roupa íntima: Essa categoria engloba calcinhas, sutiãs, cuecas e pijamas, e sempre devem ser lavadas antes do primeiro uso, já que podem haver fungos e bactérias no tecido.
Roupas infantis: A pele da criança é mais sensível a possíveis químicos existentes na roupa, portanto é fundamental sempre lavar qualquer peça infantil antes do primeiro uso para evitar alergias.
Pessoas alérgicas: Quem tem tendência a ter alergias também precisa lavar todas as peças de roupa novas antes de usá-las, já que a indústria têxtil utiliza produtos químicos que podem agredir a pele.
Roupa de banho: “São como roupas de baixo, pois entram em contato direto com nossas partes íntimas”, diz Ingrid. Lave na máquina, no ciclo suave.
Roupa de cama: A lavagem é dispensável, a menos que você costume dormir sem roupa íntima.
								





