Saiba o jeito certo de escolher e limpar os seus legumes

Para sua sopa ou salada sair perfeita, é muito importante que todos os ingredientes estejam sempre frescos. A maioria delas têm como ingrediente principal os legumes, que devem ser bem escolhidos para não alterar o sabor do prato. Veja algumas dicas para escolher e prepará-los. Leia também: Como fazer frutas e verduras durarem mais na sua casa Como escolher carne, peixe e frango sem cair sem cair em pequenos golpes de supermercado e açougue Limpeza correta da geladeira evita contaminação; veja como fazer

Escolha certa de legumes

Abóbora: sempre veja se não há manchas escuras na casca que fujam do padrão Abobrinha: a casca tem que ser mais firme e de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As menores são mais tenras e saborosas. Beterraba: prefira as com folhas e de tamanho médio, geralmente são mais saborosas e macias, com casca lisa, sem manchas ou rachaduras. Chuchu: o melhor chuchu é aquele com tamanho médio, na cor verde claro e sem espinhos. Cebola: o bulbo precisa estar firme e a casca deve soltar das mãos com facilidade, além de star seca e sem brotos. Segure a parte de cima com o dedo indicador e a parte de baixo com o polegar e aperte para conferir se está firme. Limpar bem seus alimentos é fundamental para ter uma refeição mais saudável e saborosa. Créditos: Thinkstock Pepino: escolha os mais firmes e com casca brilhante. Os muito grandes já iniciaram o amadurecimento e só são recomendados para consumo na forma refogada. Já os muito pequenos são saborosos, mas murcham mais rápido. Tomate: deve ser bem formado e vermelho, firme, com a pele lisa, sem rugas nem rachaduras. Batatas: devem estar firmes, frescas e com a casca lisa. Não compre se estiverem brotando ou com manchas verdes. Cenouras: O segredo da cenoura é: as melhores têm cor uniforme e as menores são mais saborosas. Elas não podem estar murchas. Berinjela: deve estar com a cor uniforme e brilhante. Não compre com manchas mais claras, rosadas ou amareladas.

Como limpar verduras e legumes

Elimine folhas e partes dos legumes que estejam amarelos, podres, moles ou queimados, assim como os talos. Lave bem, em água corrente, colocando em seguida de molho em água com umas gotas de vinagre, para eliminar possíveis parasitas.

Como aproveitar talos, cascas e folhas

As folhas de couve-flor, de beterraba e de cenoura são muito ricas em nutrientes e combinam se refogadas ou em recheios de torta. Os talos de agrião, espinafre contêm muitas vitaminas. Experimente picá-los e refogá-los. As folhas de nabo e rabanetes são ricas em cálcio, fósforo e vitamians A e C. Ficam uma delicia em saladas e sopas. As sementes de abóbora são um ótimo aperitivo. Depois de lavá-las e secá-las, salgue-as e leve ao forno para tostar.As folhas de cenoura são riquíssimas em vitamina A. Experimente fazer uma sopa ou refogados com elas.Antes de descascar a batata, lave a casca com uma escovinha e depois descasque e frite as cascas. Ficam crocantes, e são muito nutritivas.Confira também outros conteúdos CT Editora.