As cores da natureza são sempre as maiores fontes de inspiração para o desenvolvimento de novas combinações e bases. Suas possibilidades são infinitas e a tecnologia dos simuladores de cores nos oferece uma serie de opções e novas idéias.
Percebe-se que a apreciação delas também tem um forte laço com o clima e a natureza local. Nós, brasileiros, podemos optar pelas soluções monocromáticas dentro das nossas casas, já que as belezas naturais que nos rodeiam são tão ricas e coloridas que, naturalmente, faz o complemento estético. Esta relação é tão forte que, mesmo na hora de escolhermos as cores, na maioria das vezes são favorecidos os amarelos, do nosso sol; os vermelhos, das nossas bromélias e os verdes, das nossas florestas. Dentre estas bases vêm suas variações: os fendis, numa proposta mais sóbria; os terrosos para espaços aconchegantes.
A nova tendência nas cores é o uso dos metálicos: prata, dourado e bronze. A combinação desses tons com elementos rústicos fica um arraso! Dá um equilíbrio entre o opaco e o brilho
Confesso que, apesar de inserida num universo tropical, tenho muita simpatia pelos tons que em sua composição levam o cinza. Nesta última temporada, a cor estava com tudo, principalmente no universo da moda, e aparecia nos mais variados estilos.
A nova tendência nas cores é o uso dos metálicos: prata, dourado e bronze. A combinação desses tons com elementos rústicos fica um arraso! Dá um equilíbrio entre o opaco e o brilho.
Todos os fabricantes de tinta têm catálogos vastos de opções. Vale sempre, antes de pintar o definitivo, fazer um teste no local onde será aplicado. A influência da luminosidade provoca algumas distorções do tom em catálogo.
A pintura de estampas nas paredes pode ter efeitos divertidos e propõem uma atmosfera criativa e especial ao ambiente com um baixo custo.
As antigas pátinas dão espaço a uso de contrastes claro-escuro. O preto&branco continua muito utilizado, assim como o opaco e o brilho, hoje os móveis são pintados de laca, ora brilhante, ora fosca.
A tendência na palheta de cores para 2008 vão desde os verdes botânicos e azuis, até a dramaticidade do branco e preto e um leve pink. Porém, todas as cores que vão ao encontro da personalização dos espaços promovem certo glamour. Acrescido a isso, destaca-se um novo componente: a responsabilidade ambiental, que são as tintas ecológicas à base de água.