Veja dicas de como usar o umidificador de ar em casa sem ter prejuízos ao ambiente
Em momentos nos quais a umidade relativa do ar fica abaixo dos 40%, é importante aderir a estratégias que melhorem a qualidade do ar. Isso porque o ar seco aumenta a suspensão de partículas de poluição, algo que favorece doenças respiratórias. Uma das formas de melhorar isso em casa é ter um umidificador de ar – mas, afinal, como usá-los?
Tire abaixo suas dúvidas sobre como usar o umidificador em casa, no quarto, onde deixá-lo, como abastecê-lo e mais dicas para tirar o máximo de benefícios desse aparelho.
O que é e para que serve um umidificador de ar
Umidificadores são eletrodomésticos que ajudam a melhorar a umidade relativa do ar. Eles podem funcionar por vaporização, aquecendo a água dentro deles e liberando vapor, ou com tecnologia de vibração que “quebra” as moléculas de água e as libera em forma de uma névoa fina e refrescante (caso do umidificador ultrassônico).
Esse tipo de aparelho é, em geral, simples de manusear e usar. Cada modelo tem suas particularidades, mas o principal é abastecê-lo com água, ligá-lo na tomada e posicioná-lo no cômodo desejado. Em alguns tipos de aparelho, pode haver um compartimento para colocar essências ou óleos essenciais. Assim, a o ar também é perfumado.
Como usar o umidificador de ar no quarto, na sala e mais
De forma geral, é possível usar o umidificador de ar em qualquer um dos ambientes da casa. O mais comum, porém, é posicioná-los na sala ou no quarto. Eles também podem ser usados em qualquer época no ano, mas, como combatem a baixa umidade do ar, é mais comum utilizá-los no inverno, em épocas de seca e falta de chuva.
Para usá-lo, basta encher o compartimento indicado com água potável e ligá-lo à tomada. Além disso, porém, é necessário seguir algumas dicas para evitar problemas como excesso de umidade em casa e, consequentemente, mofo.
Onde deixar o umidificador de ar
O umidificador de ar, segundo fabricantes, deve ficar a 1 ou 2 metros de distância das pessoas que estão no cômodo. Isso significa que não se indica dormir com o umidificador na mesa de cabeceira, ou trabalhar em uma mesa com ele logo ao lado.
Também não se indica colocar o umidificador de ar no chão. Ele deve ficar em uma superfície plana a ao menos 1 metro do chão, como uma mesa, balcão ou outro tipo de suporte seguro. Superfícies precárias como bancos, por exemplo, favorecem acidentes com o eletrodoméstico.
Umidificador causa mofo?
A menos que a umidade relativa do ar esteja extremamente precária, não se indica deixar o aparelho ligado 24 horas por dia em um cômodo. Isso porque o excesso de umidade também é prejudicial tanto à saúde quanto à casa, já que o clima extremamente úmido favorece a proliferação de bactérias e fungos, além de causar mofo no ambiente.
Sendo assim, nunca coloque um umidificador de ar próximo de móveis de madeira, de paredes, cortinas e outros itens que podem estragar com umidade. Se deixar o aparelho ligado durante o dia ou noite inteira (enquanto dorme, por exemplo), indica-se arejar bem o ambiente, abrindo as janelas e portas para que ventile e não permaneça úmido.
É bom dormir com umidificador de ar?
Um ambiente com bons níveis de umidade relativa do ar é também um ambiente mais confortável para dormir. Não é, no entanto, recomendado manter o umidificador ligado a noite inteira durante o sono. A recomendação é deixar o aparelho ligado por um período de 3 a 4 horas antes de se deitar – e, quando for para o quarto, desligá-lo.
Pode usar água da torneira no umidificador de ar?
Umidificadores de ar projetam no ambiente partículas da água com a qual são abastecidos. Se a água é impura, isso significa que a névoa projetada no ambiente será impura também. Sendo assim, se indica abastecer o aparelho apenas com água potável ou previamente fervida.
Mais cuidados com o umidificador
Quando o eletrodoméstico não estiver em uso, é preciso drenar a água do aparelho, o deixando vazio. Deixar água parada pode causar mofo dentro do aparelho – e ligá-lo com água que ficou muito tempo guardada ali é prejudicial à saúde. Além disso, troque a água do umidificador toda vez que for utilizá-lo.
Na hora de comprar um umidificador de ar, prefira aparelhos de funcionamento ultrassônico e com mecanismo de desligamento automático caso a água acabe. Também não confie em aparelhos muito pequenos e se informe sobre a capacidade do produto – geralmente, a embalagem conta com informações sobre o tamanho máximo do ambiente em que o umidificador é efetivo.