null: nullpx
dicas caseiras-Mulher

Ventilador de teto pode deixar casa quentinha com função que ainda economiza energia

A explicação científica irá te convencer a não abrir mão do ventilador nem durante o inverno!
Publicado 15 Jul 2022 – 05:02 PM EDT | Atualizado 20 Jul 2022 – 11:00 AM EDT
Reações
Compartilhar

O ventilador de teto é um grande aliado doméstico nos dias de calor, mas é só começar o inverno para que ele seja deixado de lado pela maioria das pessoas.

Contudo, o que poucos sabem é que ele também tem utilidade na estação mais fria do ano: na função "exaustão", é possível aquecer os ambientes e promover uma circulação de ar mais saudável. Entenda mais abaixo.

Como um ventilador de teto aquece os cômodos?


De acordo com as leis físicas, o ar quente é mais leve e se concentra na região superior do cômodo, enquanto o frio, mais denso, fica na inferior.

No modo "exaustão", que pode ser ativado pelo controle remoto ou interruptor ligado ao ventilador de teto, as pás do aparelho giram no sentindo anti-horário, promovendo a inversão e renovação dos tipos de ar.

"O ar frio de baixo sobe conforme é jogado para cima, e o quente desce aquecendo o local e equilibrando a temperatura", explica a arquiteta Suellen Figueiredo.


Em até 10 minutos após o ventilador ser acionado, o local já estará mais aquecido, segundo a profissional. "É possível também ligá-lo com a pessoa no ambiente, e é até melhor, pois a temperatura quente do corpo também sobe e a exaustão o joga novamente para baixo", pontua.

Se utilizado junto com um aquecedor, então, cuja frequência de acionamento pode ser diminuída, ainda há a economia de energia elétrica.

Vale lembrar, apenas, que o ventilador deve estar totalmente parado durante a troca do modo ventilação para exaustão, evitando malefícios técnicos a ele.

Casa

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse