null: nullpx
dicas de limpeza-Mulher

Vinagre é bom para quase tudo, mas jamais use para limpar essas 6 coisas

Conheça alguns cuidados para evitar prejuízos na limpeza caseira com vinagre.
Publicado 25 Jul 2022 – 04:22 PM EDT | Atualizado 25 Jul 2022 – 04:22 PM EDT
Reações
Compartilhar
Vinagre e bicarbonato são velhos conhecidos da rotina doméstica Crédito: Daniele De Vivo/iStock

O vinagre branco é um dos ingredientes naturais mais utilizados para limpar itens e superfícies pela casa, como o chão, janelas e mesas. Porém, é necessário evitar o uso da solução em alguns casos. Confira seis superfícies onde não é recomendado usar o vinagre para limpeza.

6 coisas que não se deve limpar com vinagre

Eletrônicos


As propriedades ácidas do vinagre podem danificar os televisores, as lentes de celulares e monitores de computador. Mesmo sendo uma boa alternativa para limpar janelas, o vinagre pode corroer essas superfícies.

Pedras naturais (no chão e bancadas)

Bancadas ou chão de granito, mármore ou calcário não podem ser limpas com vinagre. Pelo mesmo motivo dos eletrônicos, o nível de ácido do vinagre é muito forte para esses materiais e pode acabar causando danos às superfícies.

Ferro fundido

Nem pense em arear ou limpar as panelas de ferro fundido com vinagre. A substância não pode ficar de molho nem ser passada em itens de ferro.

Aço inoxidável

Da mesma forma como as panelas de ferro fundido, os itens de aço inoxidável em sua cozinha (como facas e utensílios) não podem ser higienizados com vinagre, pois o líquido é corrosivo e pode estragá-los.

Algumas superfícies de madeira

Superfícies de madeira envernizadas ou inacabadas podem sofrer de descoloração se limpas com vinagre, estragando o acabamento no piso ou em móveis.

Juntas de borracha

É preciso prestar atenção na presença de juntas de borracha em utensílios, lava-louças ou máquinas de lavar. Se passado por elas, o vinagre pode causar uma desintegração desses materiais, afetando o uso posterior desses eletrodomésticos. Para tirar a dúvida, o ideal é consultar o manual de seu utensílio antes de limpá-lo com vinagre.

Truques caseiros

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse