Giulia Costa

Giulia Costa mostra foto mais magra, fala de distúrbio e relembra: magreza não é sinônimo de saúde

Foto de Giulia Costa mais magra, mas com a saúde mental desequilibrada por transtornos alimentares, mostra que relacionar a magreza e saúde nem sempre é possível

Sincera sobre a própria vivência com distúrbios alimentares, Giulia Costa, filha de Flávia Alessandra, voltou a falar sobre eles. No Instagram, ela publicou uma foto de oito anos atrás na qual aparece mais magra – e sua fala sobre os transtornos alimentares prova algo de que muitos se esquecem: um corpo magro nem sempre é um corpo saudável.

Giulia Costa mostra foto de época com distúrbio alimentar no auge

Giulia Costa
(Crédito: Reprodução/Instagram @giuliacosta)

Usando o Instagram, Giulia Costa trouxe à tona uma foto de oito anos atrás, na qual aparece mais magra que atualmente. A tranquilidade da filha de Flávia Alessandra na foto, em que aparece tomando uma ducha e usando um biquíni, não era uma grande realidade, segundo a própria jovem.

“Essa foto aqui foi pós-ENEM. Lembro muito. Eu tinha muuuuuuita compulsão [alimentar] essa época (e aí consequentemente vinha a bulimia depois). Muito descompensada, ainda mais com o estresse do ENEM. Isso já faz oito anos. SIgo em busca da cura com altos e baixos”, escreveu ela junto da foto.

(Crédito: Reprodução/Instagram @giuliacosta)

Devido a padrões de beleza, corpos esbeltos, sem sobrepeso, costumam ser vistos como o auge da saúde. Relatos como os de Giulia, no entanto, lembram algo de que muitos tendem a se esquecer: um corpo magro também pode ter doenças. Por vezes, a magreza – e até o que se vê como “boa forma” – só existem devido a problemas de saúde como bulimia, anorexia, ortorexia e vigorexia.

Distúrbios alimentares de Giulia Costa: entenda

É o caso dos distúrbios citados por Giulia. A compulsão alimentar vivenciada por ela é, segundo informações da Mayo Clinic, um transtorno no qual a pessoa se vê incapaz de parar de comer. Ele não tem relação com momentos, por exemplo, festivos, nos quais pessoas exageram nos pratos, mas sim com a sensação de estar fora do controle o tempo inteiro.

Giulia Costa
(Crédito: Reprodução/Instagram @giuliacosta)

Muitas vezes – como foi o caso da jovem –, o paciente com compulsão alimentar sente tanta culpa após comer grandes quantidades de comida que opta por vomitar, tentando “compensar” e não ganhar tanto peso. Esta situação é o que, segundo a Mayo Clinic, caracteriza a bulimia.

Distúrbios alimentares