Yoga aérea feita por Fátima Bernardes fortalece e alonga ainda mais que a tradicional: benefícios

por | jan 31, 2023 | Saúde e bem-estar

Em uma recente publicação no Instagram, Fátima Bernardes surpreendeu os seguidores ao aparecer em uma foto em uma posição bem diferente: suspensa e deitada sobre um pano preso ao teto, a apresentadora dá um show de flexibilidade durante uma aula de yoga com tecido (ou yoga aérea).

Na postagem, Fátima disse que o treinamento foi muito difícil e que ela até pensou em desistir, mas por adorar desafios e por poder contar com o acolhimento da professora, decidiu terminar a aula. No fim, admitiu que foi tomada por grande alegria e confirmou que vai insistir na prática.

O que é yoga aérea: benefícios para o corpo e a mente

Yoga aérea, também conhecida como yoga com tecido, adapta a prática tradicional de yoga a panos suspensos no teto que, além de favorecer a execução de poses diversificadas, ainda melhora o alongamento e promove fortalecimento. A atividade, basicamente, é uma combinação entre yoga, acrobacias e pilates.

Yoga aérea
standret/Istock

A prática de yoga aérea alonga e relaxa os músculos ainda mais do que a atividade tradicional, já que o corpo suspenso no ar fica mais apto a realizar movimentos de maiores amplitudes. A flexibilidade da coluna e dos ombros é aumentada e é possível se mover com mais liberdade e menos esforço.

A yoga no tecido ainda tonifica e fortalece principalmente o “core”, ou seja, os músculos centrais presentes nas costas e no abdômen que nos ajudam a manter a postura no dia a dia.

Yoga aérea
LanaStock/Istock

Assim como a yoga tradicional, a yoga aérea ainda traz diversos benefícios para a saúde mental, como alívio do estresse, combate à insônia, equilíbrio físico e emocional, além de aumentar o foco para demais tarefas do dia a dia. Mas lembre-se: para colocar a atividade em prática, fale com um instrutor apto a realizar a prática e respeite os limites do seu corpo.

Exercícios físicos