O bullying é uma prática ainda comum entre crianças e adolescentes – física ou verbal, é considerada uma forma de violência que pode gerar profundos traumas na vítima.
Para conscientizar o mundo a respeito da gravidade da situação, o Atlético de Madrid lançou um vídeo especial de campanha para o “Dia Internacional contra o Bullying Escolar”.
Campanha contra o bullying
Dados apresentados nas redes sociais do clube espanhol apontam que o bullying escolar é um problema que gera cerca de 200 mil suicídios todos os anos no mundo.
No vídeo, a situação é retratada com um menino sendo vítima de bullying no refeitório de uma escola. Duas outras crianças aparecem para defendê-lo, sendo que uma delas está vestida com a camisa de Stefan Savic, zagueiro do Atlético de Madrid.
O time ainda brinca com a fama de só usar a estratégia de defesa nos jogos: “Às vezes, os verdadeiros craques são aqueles que defendem, não os que atacam. Contra o bullying, coragem e coração”, diz o final.
A campanha, que teve ponto de partida com o vídeo, também inclui palestras com profissionais em escolas da cidade de Madrid. Assista abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=gtFwEPPVWXQ
Sinais silenciosos do bullying
Na infância, tanto quem faz quanto quem sofre não possui compreensão para entender os danos psicológicos que a prática causa.
Com o hábito diário de conversar com seu filho, deixe claro o que é bullying e que não é correto insultar ou ser insultado. Confira abaixo alguns sinais dados pela vítima:
- Agressividade;
- Tristeza, apatia ou choros repentinos;
- Dificuldades na aprendizagem;
- Preferência pelo isolamento;
- Falta de autoconfiança no dia a dia;
- Roupa amarrotada e suja após a escola;
- Material escolar deteriorado;
- Manchas roxas ou vermelhas no corpo.