Manoel Soares tem relação inspiradora com filhos: autismo não-verbal não o privou de ouvir “eu te amo”

por | fev 16, 2023 | Filhos

Pai de seis filhos, Manoel Soares já declarou em várias entrevistas que sempre procura estar muito presente na criação e na educação das crianças. E o apresentador do “Encontro” (TV Globo) mostra que tem uma relação ainda mais inspiradora com os caçulas, desde cedo diagnosticados com transtorno do espectro autista.

Relação de Manoel Soares com os filhos é linda

Manoel Soares é casado com Dinorá Rodrigues, tem quatro filhos biológicos, Izael, Ezequiel, Leonardo e Miguel, e dois enteados, Vitoria e Alex. O jornalista, que foi pai pela primeira vez aos 22 anos, faz questão de lembrar que, a cada dia, sempre aprende muito com os filhos – especialmente os caçulas, Izael e Ezequiel.

“Meu maior desafio é onde meus filhos estão me ensinando. Eu tenho dois filhos que são autistas, os dois pequenos. E eu nunca parei de estudar os micro-movimentos que impactam a vida de uma pessoa no espectro autista, e quem está me ensinando isso são os meus filhos”, afirmou em entrevista.

Em agosto do ano passado, em sua coluna no jornal “Diário Gaúcho”, Manoel voltou a falar sobre o assunto, de forma direta e emocionante.

“Dois dos meus seis filhos são autistas. Essa descoberta levou nossa família para um outro patamar de cumplicidade e afeto. Para mim, foi um desafio gigantesco, sou um cara que ganha a vida falando, usar as palavras para alcançar milhões de pessoas é meu ganha pão. Para minha surpresa, os dois pequenos que tenho são não verbais, ou seja, não é falando que vou me comunicar com eles”, declarou.

De acordo com o apresentador, a ausência da fala das crianças não impediu a comunicação e só tornou ainda mais especial o relacionamento familiar.

Em seu relato, afirmou: “Os olhares, as respirações e os toques passaram a ser palavras escondidas em um labirinto de sons e gestos. Aos poucos, cada conexão ganhou um novo significado, cada vez que um deles respondia um gesto meu com outro gesto, com um sorriso ou com um aconchego meus olhos marejavam”.

Dois meses após a publicação da coluna, inclusive, Manoel Soares emocionou os seguidores no Instagram ao compartilhar um post que mostrava Ezequiel, de 4 anos, dizendo “eu te amo” pela primeira vez.

Na legenda, o apresentador ainda completou: “Quem faz parte de uma família atípica sabe que cada ‘eu te amo’ tem um sabor especial. Imagina como foi o primeiro ‘eu te amo’. Meu filho Ezequiel me jogou em um lugar do universo que não tem no mapa”.

Filhos dos famosos