Durante a gravidez o corpo da mulher sofre grandes mudanças e é preciso redobrar os cuidados com a alimentação para fortalecer o organismo que agora trabalha por dois. Alguns dos problemas que podem acometer grávidas é a diabetes gestacional e o parto prematuro do bebê, mas existe uma vitamina que, inserida no cardápio, pode ajudar na prevenção destes e outros problemas.
A https://www.instagram.com/p/BpQTk1Xnmz_/?hl=pt-br&taken-by=andreiafriques” target=”_blank”>nutricionista Andreia Friques compartilhou um estudo publicado na revista BioMed Research International que destaca nutrientes fundamentais para o período da gestação, com destaque especial para a famosa Vitamina D. Sim, ela está envolvida na expressão e regulação de mais de 2.700 genes diferentes.
Estudo
Os autores do estudo destacam que ter entre 40 e 60ng/ml de Vitamina D no sangue configura o nível ideal para mulheres que são gestantes ou que querem engravidar. A pesquisa mostrou que ter níveis desta vitamina no sangue pode prevenir casos de crescimento intrauterino retardado (CIUR), diabetes gestacional, partos prematuros, depressão pós-parto e até mesmo abortos espontâneos.
Alimentos ricos em vitamina D
Além de uma alimentação equilibrada e saudável, a nutricionista indica que é importante que as futuras mamães reservem um tempo diário para ficar ao sol, sem excessos e com proteção solar, claro.
Separamos 4 alimentos ricos em vitamina D para integrar a sua alimentação:
Salmão
O salmão está no topo da lista dentre os inúmeros alimentos marinhos que contém altas doses de Vitamina D. Aproximadamente 100g do alimento enlatado oferecem 650 IUs, mais do que você precisa para um dia.
Atum enlatado
Cerca de 100g de atum enlatado e conservado em água fornece 154 IUs, quase um terço do que pede a recomendação diária. O atum conservado em óleo contém ainda mais vitamina D, no entanto, é mais gorduroso.
Gema de ovo
Uma gema grande de ovo contém 37 IUs de vitamina D. Além disso, ovos são boas fontes de proteína e, apesar de serem associados ao colesterol, não estão ligados ao aumento de risco de problemas cardíacos.
Queijos
Uma fatia de queijo suíço contém cerca de 6 IUs, é menos processada e contém menos sódio do que o queijo americano. Um copo de ricota oferece 25 IUs, mas deve ser consumida com moderação, pois também possui gordura.
Dicas de alimentação
- As 10 regras para manter sua alimentação o mais “limpa” e saudável
- Gravidez e alimentação
- Mastigar este alimento durante o parto diminui a dor da contração